• Mais de mil pessoas passam pela 3ª ExpoFai

Mais de mil pessoas passam pela 3ª ExpoFai

31 Out, 2018 16:10:39 - Variedades

Içara (SC)

A 3ª edição da ExpoFai, desenvolvida pelo departamento de Fomento a Atividades Inclusivas (FAI), foi um sucesso. Nos dois dias de trabalhos expostos no Salão da Igreja São Donato, no centro de Içara, mais de mil pessoas puderam acompanhar e comprar os trabalhos que são desenvolvidos pelos clubes de mães. Além da variedade em peças sustentáveis, a ExpoFai também representou uma maneira de expor os trabalhos e garantir um reforço na renda das participantes.  

Uma das participantes da edição deste ano foi a expositora Laudilene Souza Vieira da Silva. Frequentadora do clube de mães do bairro Presidente Vargas, ela encontrou no clube de mães uma forma de desenvolver sua arte. “Auxilio o meu marido e nas horas vagas faço artesanato com diferentes peças”, comentou. Entre as obras realizadas, estão artesanato, patchwork e pintura de ovelhas. 

Nos dois dias, foram apresentados trabalhos desenvolvidos por 47 clubes de mães, que envolve mais de mil mulheres. Entre as outras peças que foram colocadas em exposição, ou até a venda, estão  tapetes, souplast, trilhos, sapatos, bonecas e porta-joias, tudo desenvolvido pelas próprias participantes dos clubes de mães.

Trabalhos desenvolvidos com amor

Entre os grupos que estiveram presentes na 3ª ExpoFai, estava a Associação Amigas do Peito (Ampi), que conta com mulheres que tiveram câncer e que também desenvolve artesanatos como bonecas, licor, carteiras e bolsas para moedas.. A voluntária Olga Beatriz Biléssimo coordena as atividades e enaltece o trabalho desenvolvido. “Desenvolvemos as peças durante todo o ano, elas utilizam o espaço para fazer as peças e eu as auxilio”, comentou.

Participante do grupo, a artesã Janice Raicik Viana considera que a arte é uma forma de contribuir com a família e também aprender. "É uma renda, gosto de fazer para presentear para dar a família. É uma terapia, vemos as coisas com amor e carinho", disse. 

Expectativa superada

Os números da 3ª ExpoFai surpreenderam. O evento contou com presença de todos os municípios da Amrec, Amesc e Amurel. De acordo com a presidente da FAI, Ceneli Freitas Gastaldon, os números foram muito positivos. “Estamos satisfeitos. O salão ficou lotado com pessoas admirando o trabalho das mães e comprando também, reforçando que o artesanato do nosso município está em alta com a participação desses clubes de mães”, comentou. 

Os trabalhos continuarão sendo desenvolvidos pelos clubes de mães nas comunidades de Içara, onde elas se encontram semanalmente para desenvolver objetos e também fazer amizades com pessoas de outras comunidades.

TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO 
FOTO/ DIVULGAÇÃO 

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal