• Mais de 350 alunos participam da segunda etapa do Prêmio ACIC

    Prova foi realizada na manhã desta terça-feira, na Associação Empresarial de Criciúma

Mais de 350 alunos participam da segunda etapa do Prêmio ACIC

08 Nov, 2016 14:54:51 - Educação

Criciúma (SC)

A manhã foi de ansiedade para a estudante Letícia Sebastião de Oliveira, do sétimo ano da Escola Miguel Giacca, de Criciúma. Ela foi uma dos 354 estudantes que realizaram nesta terça-feira, dia 8, a segunda etapa do Prêmio Acic de Matemática. “A gente sempre fica na expectativa, no ano passado já fui classificada, mas desta vez não esperava. Estudei em casa e agora é ficar calma para resolver a prova”, explica a jovem.

O Prêmio ACIC de matemática é uma iniciativa idealizada pela Associação Empresarial de Criciúma e que tem como principal objetivo promover a valorização da matemática na vida cotidiana da sociedade, bem como diagnosticar a qualidade do ensino e o desempenho dos alunos nas escolas participantes.

Para as famílias que ficaram do lado de fora durante toda a realização da prova, o momento também foi de expectativa. “Minha filha Carolina foi a única da Escola Municipal Jairo Luiz Tomazi que passou para esta próxima fase. Foi algo emocionante e que não esperávamos. Agora estamos confiantes para um bom resultado”, conta a mãe Jandira Cunha.

De acordo com o presidente da ACIC, César Smielevski, todos os que passaram para esta próxima fase já podem se considerar vencedores. “Este ano tivemos recorde de inscritos e também de alunos nesta etapa. O que percebemos de positivo, além do foco no ensino da matemática, é o lado social que o prêmio possui. Conseguimos congregar a família e a escola e motivar todos os lados. Desta forma conseguimos ver a abrangência do prêmio e o quanto ele foi assimilado pela sociedade. Este ano tivemos até alunos do CEJA participando desta segunda etapa”, explica Smielevski.

A intenção é aumentar o número de participações no próximo ano. “Gostaríamos de ter a presença de outros municípios. Hoje contamos com a participação de Siderópolis, porém desde já o convite fica aberto para que outras escolas de outras cidades possam participar”, enaltece o presidente.

Divulgação dos premiados será este mês

Nesta segunda etapa participaram 304 alunos das escolas municipais, estaduais e particulares de Criciúma e 50 estudantes de Siderópolis. “Esta é a última etapa e a prova é descritiva, ao contrário da primeira que foi de assinalar. São questões mais difíceis que o habitual e que exigem criatividade nas respostas”, explica o professor do Instituto Federal Catarinense, responsável pela elaboração da prova, Lucas Spillere Barchinski.

A divulgação dos vencedores será realizada no dia 25 de novembro e o evento de premiação no dia 2 de dezembro. No primeiro desafio, realizado em 14 de outubro, participaram em torno de 6,8 mil estudantes dos quintos, sextos e sétimos anos de 74 escolas de Criciúma e Siderópolis, sendo 55 municipais, 11 estaduais e oito privadas.

A iniciativa da Associação Empresarial de Criciúma conta com o apoio da Secretaria de Educação de Criciúma, Gerência Regional de Educação de Criciúma (Gered), Escolas da rede de ensino particular de Criciúma, Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc e Senai) e Gama Soluções Tributárias.


TEXTO: ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança