• Mais de 240 consultas agendados foram desperdiçados em Maracajá

Mais de 240 consultas agendados foram desperdiçados em Maracajá

07 Jun, 2018 16:06:03 - Geral

Maracajá (SC)

Apresenta efeitos colaterais indesejados, o agendamento de todos os procedimentos, medida empregada pelo Departamento Municipal de Saúde para evitar filas, que vinham se formando nas primeiras horas da manhã no Cemasas, onde estão concentrados os serviços de atendimento médico de Maracajá. "Nesta quarta-feira, das 16 consultas com dentistas agendadas pelos pacientes, na sexta-feira, 12 faltaram", lamenta o diretor de Saúde Diogo Copetti.

Segundo os técnicos do setor, as filas se formavam, praticamente, para consultas com os dois médicos clínicos gerais. Desde o dia 1º de junho estas consultas estão sendo agendas, presencialmente, nas sextas-feiras, para a semana seguinte. "De duas a três consultas que são agendadas para cada dia, os pacientes faltam", informa Copetti. Os faltantes, que poderiam informar, até por telefone que não compareceriam, não fazem isto, informa o diretor. A cada dia, pela manhã quatro consultas e a tarde três, são reservadas para casos de urgência ou emergência.

O Departamento oferece os serviços de dois clínicos gerais. A médica cubana, atende as segundas, quartas e quintas-feiras. Ela dedica a terça-feira para visitas domiciliares e tem a sexta-feira como dia reservado para suas pesquisas. O outro profissional realiza consultas todos os dias, com exceção de quintas-feiras que destina para renovação e preenchimentos de receitas de pacientes em tratamentos contínuos. Para os demais especialistas as consultas são agendadas no final de cada mês para o mês seguinte e para estes as faltas também preocupam.

"É possível entender que a pessoa agende uma consulta com especialista e, por algum motivo, não tenha condições ou não precise mais do atendimento, mas assim como agendou, a pessoa antecipadamente poderia comunicar que não comparecerá, pois assim nos permitiria remanejar e dar esta consulta para outro paciente", explica Copetti. Em maio, 28 pacientes de dentistas não compareceram. Para consultar com clínicos gerais 14 não foram, 32 de ginecologia, dez de pediatra, oito de psiquiatria e dez de psicologia. Além disso, deixaram de ser realizados 88 procedimentos de fisioterapia, nove de nutricionista, oito de fonoaudióloga, 28 procedimentos de enfermagem e 13 exames de ultrassom.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança