• Mais de 20 mil pessoas passaram pela IV Cocalfest

Mais de 20 mil pessoas passaram pela IV Cocalfest

26 Set, 2016 13:20:20 - Variedades

Cocal do Sul (SC)

Mais de 20 mil pessoas já passaram pelo Parque de Eventos da IV Cocalfest. A festa que acontece todos os anos é uma oportunidade para se cultuar e conhecer um pouco da herança da colonização italiana, iniciada há mais de 130 anos. Além disso, o evento apresenta uma extensa agenda de shows, feira de Artesanato (Expoarte) e Multissetorial e a vasta e saborosa gastronomia liderada pelas entidades e associações.

Entre as atrações culturais, o público prestigiou o XXII Festival de Dança reunindo milhares de pessoas em duas noites. A presença da tradição italiana é marcante. Uma exposição fotográfica, na entrada do evento, anexo a Feira Multissetorial, mostra a história de famílias de colonizadores, além da realização do XI Festival da Canção Folclórica Italiana com a apresentação de corais da região.

A noite de sábado foi embalada pelo melhor do reggae. O show nacional com Chimarruts atraiu mais de 8 mil pessoas. Também subiram ao palco, as bandas Rock Retro, Deivid Della Bruna e Grupo Sertanerão e Filipe Martyn que antecederam a principal atração do evento. 

Neste domingo, inúmeras apresentações e atividades foram realizadas simultaneamente. O público acompanhou o I Skate Day Cocal do Sul, Torneios de mora, trunfo, xadrez, dama e cubo mágico e o lançamento do Jogo “História e Valor de Cocal do Sul”. Teve ainda o lançamento do livro “Histórias de Vida... Histórias de Bem Viver!” (UNIVITI-UNIBAVE), apresentações de corais e as atrações com o Cantor Lírico Juan Pablo, Orquestra Itália, Orquestra Sinfonia de Louvor, Maicon e Willian, Mary Goudinho e Alison da Gaita, Banda Aracnídeos, Thiago Étili e Banda, Diego Damásio e Banda, João Batista e Banda e Evandro Lins.

“Estamos muito felizes e satisfeitos com o resultado de mais uma Cocalfest. Recebemos muitos elogios, principalmente pela organização e segurança. Uma festa consagrada e direcionada para a família, para que todos participem e valorizem as coisas boas da nossa cidade. Ainda temos mais um dia, nesta segunda-feira, e convidamos a todos para participar conosco da programação que irá marcar o encerramento de mais uma edição”, ressalta Juarez Fogaça, Presidente da CCO. 

Amanhã, segunda-feira (26), aniversário de Cocal do Sul, é o último dia da IV Cocalfest. Às 6h, a alvorada festiva anuncia as festividades e a partir das 14 horas o evento continua no parque com receptivo musical, gastronomia, missa campal em ação de graças pelos XXV Aniversário de Emancipação Político-Administrativa, presidida pelo Bispo, Dom Onécimo Alberton e concelebrada com o pároco Pe. Eloir Borges e padres convidados, Parabéns a Cocal do Sul e corte do bolo. No palco, a animação ficará com as bandas Grupo Bailante, Periódicos Trio e às 19h30, o encerramento da IV Cocalfet com show nacional Ivonir Machado.

Gastronomia

Para visitar a IV Cocalfest é bom estar preparado para comer bem. Uma praça de alimentação foi projetada para atender milhares de pessoas com comodidade. O preço acessível também é um dos diferenciais que vai desde comida a quilo e lanches variados. No restaurante típico, o melhor da culinária italiana esteve presente com: nhoque de moranga, manjericão e batata, batata palito, bolinho de aipim, salame colonial, queijo em fatia, frango à milanesa, galinha caipira, fortaia de queijo com salame, polenta, purê de aipim, macarrão e saladas. Durante a festa também são oferecidos um mix de opções como docinhos, pastelão e suco de frutas, risoto, batata e aipim fritos, café com bolo, churros gourmet, x-salada, cachorro-quente, espetinho, fatia de pizza e algodão doce, pastel de forno, entrevero no pão, entrevero com fritas, iscas de peixe frito, salada de frutas, caldo de cana e suco, tapioca simples e gourmet, crepe, entre outros. Tudo preparado por 15 associações e entidades responsáveis pelo cardápio do evento. 

Expositores

Na XI Expoarte é possível encontrar diversas opções. O capricho, qualidade e criatividade foram o ponto alto da exposição confeccionada pelos 25 grupos do município. Mais de 3 mil peças, a maioria comercializada durante o evento. O carro-chefe da exposição neste ano é o Bordado Vagonite. Peças com decorações diferenciadas feitas com ponto que serve para fazer desenhos geométricos e criar verdadeiras estampas. Além de outros bordados que podem ser conferidos. O evento é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência Social e tem o objetivo de mostrar os trabalhos manuais confeccionados pelas integrantes dos grupos durante o ano. “Uma vitrine para as produções feitas com dedicação e talento”, destaca a coordenadora dos grupos, Lourdete Cechinel Maccari.

A III Feira Multissetorial dá passagem aos visitantes, localizada logo na entrada da festa. Com o intuito de fortalecer a interação e negócios entre os expositores e visitantes, um espaço de 300 m² recebe expositores do município e região com diferentes seguimentos.


ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança