• Maior fogueira do Sul de SC será acesa neste sábado, em honra São João

Maior fogueira do Sul de SC será acesa neste sábado, em honra São João

21 Jun, 2016 00:00:00 - Variedades

Criciúma (SC)

A maior fogueira do Sul do Estado de Santa Catarina será acesa na noite deste sábado, 25, no distrito de São Bento Baixo, em Nova Veneza. É festa de São João Batista, padroeiro da Paróquia que, neste ano, completa seus 50 anos de criação. Trinta metros de lenha compõem a pilha que será acesa às 23h e, cada ano mais alta, busca rememorar a atitude do Precursor, que veio para preparar os caminhos de Jesus.

O clima de festa contagia os paroquianos desde o dia 28 de maio, quando teve início a peregrinação da imagem do Padroeiro, que permanece uma semana em cada uma das dez comunidades. Quebrando as ornamentações tradicionais, feitas somente com flores naturais, a igreja matriz já está toda enfeitada com tecidos, bandeirinhas, chapéus de palha e flores de fuxico, tudo para enaltecer a cultura típica das festas de São João.

Missa com Bispo e corte do bolo de aniversário na sexta


A festa inicia na sexta-feira, 24, com a transladação da imagem do Padroeiro, que sairá às 18h15min da comunidade de Vila Maria e percorrerá todas as demais comunidades, até chegar à igreja matriz, onde haverá a missa do aniversário da Paróquia, às 19 horas, presidida pelo bispo Dom Jacinto Inacio Flach. Após o jantar, no centro de eventos paroquial, haverá corte do bolo de aniversário, com a animação do grupo Roba da Ciodi e a apresentação do vídeo documentário sobre o jubileu da Igreja paroquial. A festa segue no sábado e domingo, com missas, apresentações folclóricas e barracas com muitos quitutes juninos.

Confira a programação completa:

24 de junho, sexta – Dia do Padroeiro
18h15min: Transladação motorizada da imagem de São João Batista, saindo da comunidade de Vila Maria e passando pelas demais comunidades.
19h: Missa de Aniversário da Paróquia presidida pelo bispo diocesano, Dom Jacinto Inacio Flach, e animada pelo Coral São Marcos, de Nova Veneza.
20h30min: Jantar (ingresso a 30 reais).
22h: Corte e distribuição do bolo de aniversário.
Animação musical com o grupo Robba de Chiodde.
Apresentação do vídeo sobre os 50 anos da Paróquia.

25 de junho, sábado
14h: Abertura de barracas com pinhão, pastéis, cachorro quente, rosca, pé de moleque, quentão, cocada, puxa-puxa e outros pratos típicos juninos.
15h: Missa da Saúde com sacramento da unção dos enfermos e idosos, animada pelo grupo Caminhando com Cristo, de Morro da Fumaça.
19h: Missa da véspera da festa de São João Batista, animada pelo Grupo de Canto Santa Bárbara, de Criciúma.
20h: Atrações musicais com grupos locais.
23h: Queima da fogueira de São João.
23h: Atração musical com Os Campesinos.

26 de junho, domingo
10h: Missa festiva em homenagem a São João Batista, com celebração do sacramento da Crisma, animada pelo Grupo de Cantores de São Bento Baixo, Nova Veneza.
12h: Almoço no Centro de Eventos.
14h30min: Apresentações culturais, grupos folclóricos e dança da quadrilha.
16h30min: Encerramento das festividades com sorteio da ação beneficente.

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança