• Maior evento dedicado à fisioterapia neurofuncional do mundo reúne mais de mil pesquisadores e profissionais em Florianópolis

Maior evento dedicado à fisioterapia neurofuncional do mundo reúne mais de mil pesquisadores e profissionais em Florianópolis

15 Out, 2018 16:36:24 - Saúde

Florianópolis (SC)

Quinta edição do Congresso Brasileiro de Fisioterapia Neurofuncional, que encerrou no sábado (13.10), destaca estudos e práticas feitas no país perante a comunidade internacional

A quinta edição do Congresso Brasileiro de Fisioterapia Neurofuncional (V COBRAFIN) encerrou neste sábado (13.10), em Florianópolis, com números expressivos: mais de 1 mil inscritos, 58 palestras, 6 cursos pré-evento com palestrantes internacionais, mais de 550 trabalhos científicos selecionados, além de fóruns, mesas redondas e uma feira de negócios que apresentou uma série de novos produtos e maquinários para clínicas e profissionais.

“É sem dúvida o maior evento dedicado especificamente à fisioterapia neurofuncional já realizado no mundo”, destaca a Dra. Sibele Knaut, presidente da Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional (ABRAFIN), entidade organizadora do encontro. “A qualidade dos debates, temas selecionados e o engajamento do público encantou os pesquisadores internacionais que participaram - tanto é que fomos convidados para participar das reuniões mensais da Sociedade Americana de Fisioterapia Neurofuncional. A comunidade brasileira de pesquisadores e profissionais sai muito valorizada do V Cobrafin”, resume a dra. Sibele. 

A programação no Centrosul começou na quarta (10), com a primeira edição do Simpósio Internacional de Fisioterapia Neurofuncional e seguiu com seis cursos internacionais na quinta (11), antes da abertura oficial do evento, que contou com uma palestra magna com a Profa. Dra. Roberta Sheperd (Austrália), autora de um estudo revolucionário, a "Ciência do Movimento", publicado nos anos 1980. "Com o desenvolvimento da biomecânica, neurociência, neuroplasticidade, computação e biologia muscular, o foco da fisioterapia se direcionou para o estudo do cérebro e não apenas para os músculos”, explicou.

Na sexta e no sábado, palestras, mesas redondas, debates e fóruns abordaram uma grande variedade de temas, desde o tratamento a lesões em crianças, jovens e adultos até o uso de realidade virtual e games no tratamento fisioterapêutico. “O mais importante não é a tecnologia em si, mas o nível de engajamento do paciente. Ele precisa interagir e sentir os movimentos. As vantagens são os indicadores de performance em tempo real, a motivação e o senso de independência que os jogos dão”, comentou a doutora Judith Deutsch (EUA)

O cuidado com crianças e adolescentes foi tema de diversas palestras durante o V Cobrafin, onde foi destacada a avaliação, diagnóstico e planejamento terapêutico, integração da fisioterapia à sala de aula, brincadeiras para crianças com paralisia cerebral, além de contribuições de fatores contextuais. “A intervenção baseada no contexto tem como ênfase modificar a tarefa e não apenas a criança. O envolvimento da família é fundamental neste processo”, comentou a Profa. Dra. Ana Carolina Campos. 

“Nenhuma outra profissão no Brasil cresce tanto quanto a fisioterapia. Saímos de um momento bastante tecnicista, em 1969, para uma prática baseada em evidências”, destacou o presidente do CREFITO 10, Dr. Sandroval Francisco Torres. Para o pesquisador e presidente do evento, o Prof. Dr. Jocemar Ilha, pesquisador na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), o foco do evento neste ano foi "apresentar estudos e práticas clínicas aliadas às escolhas do indivíduo. Isso mostra o amadurecimento de nossa profissão”. 

O V COBRAFIN é promovido pela Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional com apoio do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), junto aos diversos Conselhos Regionais (CREFITO) do país (1a. ,3a., 4a., 6a., 9a., 10a., 13a .e 14a.regiões). Em 2019, a ABRAFIN promove o Encontro Nacional de Fisioterapia Neurofuncional (ENAFIN), que acontecerá nos dias 15 e 16 de novembro, em Salvador (BA), e as inscrições já estão abertas. 

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA 
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal