• Luciane Ceretta e Daniel Preve conquistam votação histórica

Luciane Ceretta e Daniel Preve conquistam votação histórica

07 Jun, 2017 23:59:59 - Educação

Criciúma (SC)


Com 90,61% dos votos válidos, um total de 6 mil 544 votos, Luciane Ceretta e Daniel Preve, da Chapa 1 – A Unesc que a gente quer, foram eleitos nesta quarta-feira, dia 7, para os cargos de reitor e vice-reitor, respectivamente, da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc). O resultado oficial do pleito foi divulgado pela Junta Eleitoral por volta das 23 horas e amplamente comemorado por alunos, professores e funcionários que aguardavam a apuração.


O desempenho nas urnas superou todas as expectativas. Trata-se da maior votação já feita por uma chapa na história da universidade, reflexo de uma campanha propositiva dos professores Luciane e Daniel, focada no amplo diálogo e em uma “aproximação sem precedentes com a comunidade acadêmica”, segundo o líder estudantil Marcos Machado, presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE). “O sentimento é de profunda gratidão a todos que nos ajudaram a construir e, com o voto, legitimar ‘A Unesc que a gente quer’, um projeto que foi pensado coletivamente e será construído da mesma forma”, comemora Luciane, futura reitora.


Representantes da comunidade externa também acompanharam o pleito de perto e levaram apoio aos candidatos. Ex-professor da Unesc, o vereador de Criciúma, Zairo Casagrande, elogiou a campanha dinâmica e participativa promovida pela Chapa 1. “O confronto de ideias é fundamental em uma eleição e, mesmo com chapa única, Luciane e Daniel conseguiram assegurar isso, o que é louvável. ” Os candidatos eleitos devem tomar posse dos cargos ainda neste mês, em cerimônia prevista para o dia 30.


A primeira reitora


Além do recorde de votação, o pleito desta quarta marca a história da Unesc com a eleição da primeira mulher a assumir o mais alto posto na hierarquia da instituição. Com experiência de mais de 20 anos de gestão, a maioria dedicada à própria universidade, Luciane se diz preparada para o desafio. “A liderança feminina tem diferenciais competitivos cada vez mais valorizados pelo mercado de trabalho, como sensibilidade para ouvir; intuição aguçada; persistência diante das dificuldades; cautela, mas também coragem para a tomada de decisões; além de rapidez no gerenciamento de conflitos”, afirma.


A atuação de Luciane ganhou ainda mais projeção dentro da Unesc ao assumir, em 2013, o cargo de Pró-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão. Em sua gestão, em vigor até a posse como reitora, a instituição conquistou o título de melhor universidade catarinense não pública em pesquisa, de acordo com o Ranking Universitário Folha de SP. Em nível nacional, no mesmo segmento, a Unesc passou a ser considerada a sexta melhor universidade brasileira entre as não públicas.


Referente à extensão, destaque para a criação do projeto Território Paulo Freire, há três anos, que visa o empoderamento comunitário e beneficia moradores de 12 bairros de Criciúma. Isso sem falar nos mais de 100 projetos em andamento nas áreas de saúde, educação, meio-ambiente, arte e cultura, cidadania, empreendedorismo, tecnologia, entre outros. Já no quesito pós-graduação, Luciane se dedicou à criação de dois novos mestrados: Direito e Saúde Coletiva.


Compromissos para a próxima gestão


Mais de 90 propostas de campanha construídas em parceria com as comunidades acadêmica e externa se transformaram em compromissos da próxima gestão e podem ser conferidas na íntegra na página Luciane Ceretta, Daniel Preve e Você, no Facebook. Confira abaixo os princípios que vão nortear a atuação dos candidatos eleitos.


Excelência no ensino, pesquisa, extensão e gestão com forte interação comunitária comprometida com a formação integral do cidadão;


Gestão acadêmico-administrativa democrática, participativa, transparente, descentralizada e sustentável;


Valorização das pessoas e respeito à diversidade e pluralidade político-ideológica;


Compromisso com desenvolvimento regional, inclusão social, meio-ambiente e qualidade de vida;


Respeito às diferentes concepções e propostas didático-pedagógicas;


Preponderância das decisões acadêmicas de forma sustentável;


Busca constante e sistemática da inovação em suas ações.


Os números da votação


Colégio eleitoral: 13.014 eleitores aptos para votação

Número de votantes: 7.222 - 55,4% do total de eleitores aptos para votação

Votos chapa 01 - A Unesc que a gente quer: 6.544 - 90,61% dos votos válidos

Brancos: 211 - 2,92% dos votos válidos

Nulos: 467 - 6,47% dos votos válidos


TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/ DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal