• Londrina agora possui uma cooperativa que recicla isopor®

    Numa parceria entre a Cooper Região e a Termotécnica, maior recicladora de isopor® do Brasil, toda a região metropolitana de Londrina será atendida

Londrina agora possui uma cooperativa que recicla isopor®

13 Set, 2016 16:01:40 - Geral

Londrina 

Cada vez mais preocupadas com a questão ambiental e também com o cumprimento da legislação, empresas, ONGs e cooperativas de catadores e de reciclagem vem se organizando para dar o destino correto aos resíduos sólidos. Campanhas para a reciclagem do plástico, latinhas e papel são bastante comuns entre a população, mas ainda há muita dúvida quanto à reciclagem do EPS –  sigla para poliestireno expandido, popularmente conhecido como isopor®.

A Termotécnica é uma das maiores indústrias mundiais de transformação de EPS e líder no mercado brasileiro deste segmento. A partir do Programa Reciclar EPS, faz questão de orientar a comunidade que o isopor® é um plástico composto por 98% ar e 2% de matéria e como qualquer outro plástico é 100% reciclável.

Recentemente, a empresa se uniu à Cooper Região, Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis e Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Londrina (PR) - que já recolhia, mas até então, não reciclava o isopor®. Juntas, a partir de agora, estarão disponíveis para receber e reciclar o EPS pós-consumo de toda a cidade de Londrina e região.

Verônica Cardoso Costa de Souza, Diretora Financeira da Cooper Região, explica que o recolhimento do isopor® já é feito há bastante tempo, mas apenas em residências, e a reciclagem era terceirizada. Complementa que a ideia agora é ampliar coleta e atender também empresas e indústrias que não possuíam um local adequado para descarte do isopor®.

Ela conta que a parceria com a Termotécnica traz credibilidade e reconhecimento do trabalho desenvolvido pela Cooper Região. Destaca que, atualmente, a cooperativa recolhe 2,5 toneladas de isopor® por mês e, a partir da parceria com a Termotécnica, atenderá também empresas, indústrias, lojas de departamento, entre outros. “Temos a perspectiva de dobrar a quantidade de isopor® recolhido, agora que incluímos também o processo de reciclagem. Nossa cooperativa será o ponto de recebimento da Termotécnica em Londrina e nas cidades próximas”, analisa.

Programa Reciclar EPS

Antecipando-se à PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos), desde 2007, a Termotécnica desenvolve o Programa Reciclar EPS. Com investimentos na ordem de R$ 15 milhões, a empresa instalou unidades de reciclagem em Manaus (AM), Indaiatuba (SP), Rio Claro (SP), São José dos Pinhais (PR), Joinville (SC), Petrolina (PE) e Sapucaia do Sul (RS). Atualmente, o Programa registra números expressivos, como as mais de 30 mil toneladas de EPS reciclado pela empresa, o que correspondente a 30% de todo o isopor® que é reciclado no país. Com 1.200 Pontos de Coleta, o Programa conta com 391 cooperativas envolvidas, gera cerca de 100 empregos diretos e beneficia mais de 5mil famílias. Mais informações: www.reciclareps.com.br

Termotécnica

A Termotécnica é a maior indústria transformadora de EPS da América Latina e líder no mercado brasileiro deste segmento. Produz soluções para Construção Civil, Embalagens e Peças Técnicas, Conservação, Agronegócios e Movimentação de Cargas.

Foi eleita em 2015 pelo Guia Exame de Sustentabilidade como a empresa mais sustentável do ano no Brasil na categoria Química e destacou sua atuação na categoria Gestão de Resíduos. Além disso, desde 2014, figura entre as 150 Melhores Empresas para Você Trabalhar no Brasil, segundo a Revista Você SA.

Aos 55 anos, tem sua trajetória marcada pelo empreendedorismo, desenvolvimento tecnológico e respeito ao meio ambiente. Com matriz em Joinville, possui unidades de negócios em Manaus (AM), Petrolina (PE), Rio Claro (SP), Indaiatuba (SP), Pirabeiraba (Joinville- SC) e Sapucaia do Sul (RS).


ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE