• Logística: oportunidade em tempo de crise

Logística: oportunidade em tempo de crise

08 Ago, 2017 15:44:22 - Artigo

Estamos vivenciando no mundo constantes mudanças, adaptações e evoluções, na busca incessante da satisfação contínua da necessidade do cliente. Tempos de crise representam uma importante justificativa para mudanças na forma de gerir os negócios para atender um mercado consumidor cada vez mais exigente, e também olhar de maneira mais crítica a eficiência dentro da empresa e os mais diversos processos organizacionais. 

A flexibilidade se torna palavra chave de um universo de produtos e serviços de variadas formas, com características específicas intrínsecas.  O consumidor é agora mais poderoso do que nunca, com uma enorme variedade de escolhas, acesso sem precedentes à informação e está exigindo excelente qualidade a um preço acessível. Para atender a atual e acirrada competitividade do mercado, a logística empresarial oferece caminhos mais fáceis e maior eficiência no atendimento das exigências dos clientes.  

A logística está presente em importantes áreas empresariais, realizando um elo de fornecimento de materiais, serviços e informações (com fortes variáveis de tempo e de custos) para a cadeia de abastecimento, produção e distribuição dos produtos e serviços das empresas, assim como todo o ciclo reverso.  A área é tão estratégica que, até 2018, devem ser investidos R$ 177 bilhões no setor, segundo a Associação Brasileira de Logística (Abralog).

É por meio do processo logístico que os materiais e serviços fluem dos fornecedores até os consumidores finais. Com uma visão sistêmica desse processo, é possível gerir melhor todos os custos logísticos envolvidos e o nível de serviço prestado ao cliente. A partir do momento que a empresa compreende e reconhece a logística como fator estratégico para a gestão do seu negócio, a recomendação inicial é formalizar internamente um gestor com capacidade gerencial e de controle nos processos de aquisição, armazenagem, estoques, produção e distribuição de forma simultânea. A meta é atender a principal função da logística, que é fornecer produtos e/ou serviços com qualidade assegurada, no lugar certo, na forma desejada, no prazo acordado e com um custo acessível.

A gestão logística oportuniza uma visão integradora e objetiva um maior valor agregado a ser percebido pelo cliente, e o foco de melhoria está ligado diretamente às atividades que permeiam o tático, para análises com propriedade e com conhecimentos de causa, encontrando a melhor solução adequada para um resultado mais veloz, rentável e eficaz.     

Evandro Moritz Luz
Especialista em Gestão Logística
Coordenador do curso de Logística da Fatenp

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE