Livro trata de fé, amor e generosidade da Paróquia do Humaitá

05 Ago, 2016 15:25:31 - Educação

Tubarão (SC)

A missa da Paróquia Nossa Senhora de Fátima deste domingo, 7 de agosto, será marcante para a comunidade de Tubarão, pois logo após, às 19h30, acontecerá o lançamento do livro "Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no Humaitá: 50 anos de história". O livro foi escrito pela jornalista e professora da Unisul campus Tubarão, Darlete Cardoso, que resgatou a memória da igreja nos últimos 50 anos.

A professora do curso de Comunicação Social, jornalista, mestre em ciências da linguagem e escritora, Darlete Cardoso, relata que a temática é o resgate da história da paróquia, como foi criada, quem participou, percurso seguido nesses 50 anos. “Além da construção da paróquia, uma parte do livro é dedicado à história das comunidades que fazem parte dela. São dez comunidades e mais a comunidade da própria paróquia. O lado humano é enfatizado na medida do envolvimento das pessoas na construção da Igreja Matriz e das capelas das comunidades, assim como do envolvimento nas atividades pastorais”, conta a autora.

O livro foi escrito com método jornalístico, similar a grandes reportagens. A história foi coletada através de entrevistas, realizadas pela jornalista e pesquisa em documentos com a colaboração da professora Maria Carminati Lima. Dentre os entrevistados estão os padres que atuaram como párocos ao longo desses 50 anos e diversas pessoas das comunidades. Esse foi um critério adotado em conjunto com o Pároco, Padre Nilo, de acordo com a autora. “Devo ter entrevistado mais de 50 pessoas nas comunidades que possuem capelas pertencentes ao território da paróquia.

A professora destaca o senhor Octávio Magri, única pessoa viva que acompanhou a instalação e construção da paróquia desde o começo há mais de 50 anos e se dedica até hoje. “O padre Paulo Herdt, que faleceu na semana passada, atuou na paróquia por 48 anos. Sua história no sacerdócio se confunde com a história da paróquia. Padre Nilo Buss, o atual pároco, foi o condutor de todo o processo”, reforça a jornalista.

Com liberdade para escrever, Darlete tentou reproduzir nos relatos a mesma emoção demonstrada pelos entrevistados ao falar de suas participações na história da paróquia para as páginas do livro. A obra conta a história de fé, amor, partilha e generosidade das pessoas pela igreja. Entre as pesquisas e a data de lançamento, em um pouco mais de um ano, a autora percorreu estradas de chão batido, curvas e morros para resgatar todos os sentimentos que deram vida ao projeto.

O livro foi revisado pela também professora da Unisul Amaline Mussi. Na obra é possível ler o pedido de uma devota da Alemanha, que doou recursos para o início da construção, para que a padroeira fosse Nossa Senhora de Fátima, e porque o bairro foi escolhido para sediar a Igreja Matriz nos idos da década de 1960.


ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança