• Livro sobre Migração do AM para o FM será lançado em Santa Catarina

Livro sobre Migração do AM para o FM será lançado em Santa Catarina

03 Set, 2018 14:05:44 - Geral

 Joinville (SC) 

Publicação apresenta resultados de pesquisa nacional sobre os impactos na mudança de espectro pelas emissoras brasileiras

O livro Migração do rádio AM para o FM - Avaliação de impacto e desafios frente à convergência tecnológica é uma das novidades deste segundo semestre no cenário radiofônico. Resultado de pesquisa nacional coletiva, a publicação será lançada no próximo dia 5 de setembro, durante o 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom), em Joinville.

A obra, organizada pelas professoras doutoras Nair Prata (UFOP) e Nélia Del Bianco (UnB/UFG), busca entender o impacto da migração do rádio AM para o FM no Brasil. A investigação também contou com a participação de quase uma centena de pesquisadores de todo o país, que entrevistaram 238 emissoras de rádio migrantes.

Um dos capítulos aborda a temática da mudança de espectro em Santa Catarina e tem a autoria de pesquisadores do Programa de Pós-Graduação (PPGJOR) e do Curso de Graduação em Jornalismo da UFSC. É intitulado Santa Catarina - Perspectivas de um novo dial frente às mudanças na migração do AM para o FM.

Integram o projeto de pesquisa e são autores do capítulo catarinense, sob a coordenação da professora doutora Valci Zuculoto, a doutoranda Karina Farias, a graduanda Beatriz Clasen e os mestrandos Ediane Mattos e Guilherme Longo, todos vinculados ao Grupo de Investigação em Rádio, Fonografia e Áudio (GIRAFA), certificado no CNPq. Também colaboraram com a pesquisa os estudantes de graduação Thuana Raimondi, Eduardo Patrício Melo e Giovanni Vellozo.

Mercado regional

No livro, ao todo, 77 autores do país interpretam os dados de cada estado à luz da história da formação do mercado de radiodifusão regional.  A investigação foi desenhada a partir de duas situações: emissoras AM que assinaram o termo de outorga e estão transmitindo em FM e emissoras AM que assinaram o termo de outorga, mas ainda não iniciaram as transmissões em Frequência Modulada.

A coleta dos dados foi feita por meio de questionário on line aplicado junto às emissoras. De novembro de 2017 a maio de 2018, os pesquisadores saíram a campo para o preenchimento do instrumento de pesquisa e, em maio/junho, as equipes de cada estado analisaram os dados recolhidos e escreveram os textos que compõem o livro publicado pela Editora Insular.

O que: lançamento do livro e exposição da pesquisa
Quando: dia 5 de setembro, 16h
Onde: Joinville/SC, na Universidade da Região de Joinville (Univille) - Bloco E2, Sala 313

TEXTO/ASSESSORIA
FOTO/DIVULGAÇÃO 

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal