• Livro infantil que recebeu apoio da Fapesc será lançado no Dia da Ciência

Livro infantil que recebeu apoio da Fapesc será lançado no Dia da Ciência

07 Jul, 2020 19:58:27 - Santa Catarina

Florianópolis (SC)

Como conversar com crianças sobre os fungos? A ideia de um grupo de pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foi desenvolver um livro infantil com linguagem fácil e atrativa para os pequenos. O lançamento da obra A descoberta nas pequenas coisas será realizada em uma live, nesta quarta-feira, 8, Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador.

O projeto, do grupo de pesquisa MIND.Funga (Monitoring and Inventorying Neotropical Diversity of Fungi), coordenado pelo Laboratório de Micologia da UFSC, recebeu recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

O livro ‘A descoberta nas pequenas coisas’ conta a história das formigas zumbis, encontradas nas matas nebulares da Serra de Santa Catarina, e fazem parte dos estudos sobre a diversidade de fungos encontrada no Parque Nacional de São Joaquim, em Urubici. Um fungo usa as formigas para completar seu ciclo de vida. “Este fungo ataca e controla o comportamento das formigas. Na verdade, ele faz com que a formiga procure um local específico para morrer, um local que seria perfeito para o fungo liberar os seus esporos e contaminar outras formigas na floresta”, explica o professor Elisandro Ricardo Drechsler-Santos, doutor em Biologia de Fungos. Ele assina a autoria do livro com Cauê Azevedo Tomaz Oliveira e Weslley Ribeiro Nardes.

Quem nos leva a conhecer mais sobre o mundo dos fungos é a pequena e curiosa Olívia e você pode acompanhá-la nessa aventura. O livro já está disponível no repositório institucional da UFSC.

O professor Drechsler-Santos ainda revela que o lançamento da versão e-book neste momento visa tornar a obra já disponível gratuitamente para utilização por qualquer escola ou professor do Brasil neste período de aulas não presenciais. “O livro é um material paradidático que ajuda no entendimento de como a taxonomia (ciência para classificação dos seres vivos) funciona, sobre a micologia e fungos, sobre a importância da biodiversidade e da sua conservação, entre outros temas”, complementa.

Live

O lançamento oficial do livro está agendado para esta quarta-feira, 8 de julho, às 17h, em uma live no canal do Youtube do grupo MIND.Funga, com duração aproximada de 60 minutos. Além dos autores, também participarão do evento a jornalista Sônia Bridi, repórter da Rede Globo formada na UFSC que fez a apresentação do livro, o professor André Ramos, secretário da regional de Santa Catarina da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC/SC), e o professor Fábio Zabot Hotlhausen, atual presidente da Fapesc.

A Fapesc também irá transmitir a Live em seu canal no Youtube. “Muito nos orgulha ver projetos apoiados pela Fapesc dando resultados como esse. Levar a Ciência para todos, envolver as crianças de forma lúdica, é muito importante para o fortalecimento desse setor tão fundamental em nossas vidas”, exalta o presidente da Fapesc.

Apoio à Pesquisa

A Fapesc, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) financiam as pesquisas e as bolsas de estudos do grupo MIND.Funga.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE