• Livro “Ações que Mudam o Mundo” traz casos de empresas sociais

    Livro de professora e egressa da Unesc foi lançado no Bairro da Juventude 

Livro “Ações que Mudam o Mundo” traz casos de empresas sociais

23 Mai, 2018 14:54:08 - Educação

Criciúma (SC)

O empreendedorismo social entende que para a transformação do mundo em um lugar melhor ocorrer, basta a atuação de pessoas. E são iniciativas que têm mudando cenários e pessoas que o livro “Ações que Mudam o Mundo: Casos de Empreendimentos Sociais” traz. Lançada na manhã desta quarta-feira (23/5), a obra, escrita pela mestra em Desenvolvimento Econômico pela Unesc Carla Spillere Busarello e pela professora doutora da Unesc Melissa Watanabe, traz cinco casos de empresas sociais brasileiras e destaca um exemplo de sucesso na região: o Bairro da Juventude.

A obra surgiu de uma pesquisa sobre empreendedorismo social que Carla fez durante o seu mestrado, com a orientação da professora Melissa. A pesquisa de Carla foi feita no Bairro da Juventude, mas para o livro, as autoras resolveram ampliar para outras empresas sociais do país. O projeto foi aprovado no Edital Público da Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) de 2015 e no ano seguinte, após Carla terminar o mestrado, as duas começaram a produzir o livro, que apresenta casos do Bairro da Juventude (Criciúma); 100% Amazônia (Belém); Atados (São Paulo, Rio de Janeiro e Florianópolis); Terra Nova (Curitiba) e ponteAponte (São Paulo).

“Ao longo do nosso trabalho sempre procuramos o “para que” do livro. E ele foi feito para que a gente possa inspirar outras pessoas que empreendimentos sociais têm uma função extremamente importante e que são transformadores. A palavra é transformação social”, afirma Melissa. “A Unesc, como Universidade Comunitária, difunde o conhecimento. Ele não fica enclausurado, restrito. E esse livro representa a entrega para a sociedade do que a gente faz”, complementa.

Para Carla, o lançamento do livro é a realização de um sonho de infância e representa um fechamento concreto do mestrado. "Queríamos entregar algo para a sociedade. O objetivo com o livro não é trazer teorias, mas fazer algo para que qualquer pessoa possa ler estar se inspirando ou ver que dá sim de mudar o mundo”, comenta a autora, lembrando que o trabalho do Bairro da Juventude tem destaque por ser uma empresa social que está há mais de seis décadas no mercado gerando mudança na vida de famílias inteiras.   

A reitora da Unesc, Luciane Ceretta, afirma que o resultado do estudo comprova a importância de um programa de mestrado como o de Desenvolvimento Socioeconômico da Universidade, que também tem a finalidade de multiplicar a produção do conhecimento por meio da pesquisa. “Mais que cumprimentar a Carla e a Melissa eu quero agradecer. Essa obra marca mais do que as histórias que estão postas, mas uma ruptura no modo de pensar e entender o empreendedorismo social. Marca uma nova concepção conceitual sobretudo na nossa Universidade. E trazer um parceiro tão importante, um projeto tão grandioso como o Bairro da Juventude é incrível”, afirma.

A diretora executiva do Bairro da Juventude, Sílvia Zanette, comentou sobre a parceria com a Unesc e agradeceu pelo trabalho desenvolvido e pelo livro. “Tudo isso enriquece muito o nosso trabalho. Que possamos estar sempre juntos. O Bairro está muito ligado à Unesc e a essência de ambos continua a mesma desde o início”.

Já o diretor de Projetos da entidade, Anézio Luiz de Souza, falou sobre como a atuação do Bairro na comunidade transforma vidas.

O evento ainda a teve a presença do professor da Unesc, Ricardo Pieri, que é conselheiro do Bairro da Juventude e da assessora do gabinete da Reitoria da Unesc, Tatiane Macarini.

O evento foi uma realização da Unesc, do PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico) da Universidade, do Giees (Grupo de Pesquisa em Inovação, Educação e Empreendedorismo Social) e do Bairro da Juventude, com apoio da Doistoque Marketing.


TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE