• Livro da içarense Maristela Giassi é premiado pelo IHGSC

    Fotógrafa, artista e empresária de Içara é reconhecida com uma das homenagens mais importantes em valorização da história catarinense

Livro da içarense Maristela Giassi é premiado pelo IHGSC

04 Dez, 2018 10:41:07 - Variedades

Içara (SC)

O livro Almas do Brasil, de Maristela Giassi, receberá o prêmio Lucas Alexandre Boiteux de História, concedido pelo Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina (HGSC). A premiação é um importante reconhecimento às obras que tenham significativa contribuição para a consolidação da história catarinense. A cerimônia de entrega será no dia 5 de dezembro na Casa José Boiteux, Centro de Florianópolis.

Almas do Brasil foi lançado no ano passado, durante a exposição homônima de Maristela Giassi — mostra que além de Florianópolis foi exibida na França, no Vaticano, em Portugal e em São Paulo, além dos municípios catarinenses de Criciúma, Palhoça e Jaraguá do Sul . A obra retrata os saberes e beleza dos povos originários do Brasil a partir de fotografias de indígenas de cinco aldeias: M´Biguaçu, Aldeia do Amaral e Morro dos Cavalos, povoadas pelos Guaranis e localizadas na Grande Florianópolis; e Rio Jordão e Novo Segredo, da Etnia Kaxinawá (Huni Kuin), localizadas no Acre.

O reconhecimento da obra vai além: em 2019, o livro Almas do Brasil será utilizado em sala de aula pelos alunos da rede municipal de ensino de Içara, no Sul do Estado, como suporte a estudos sobre a cultura indígena. Para 2020, participará do projeto Arte Provoca Arte, uma semana de exposições sobre a cultura dos povos originários.

— Gratidão aos membros do IHGSC por escolher esse livro, dando oportunidades de levar ao leitor um pouquinho da cultura e dos valores dos Guaranis. Espero com esse trabalho contribuir para um novo início de paz e respeito entre os homens verdes das florestas, os homens amarelos do planalto, os homens azuis do litoral e aos demais de todas as cores e valores que vivem nesse imenso Brasil — comemora Maristela.

O IHGSC tem  122 anos de história. Foi fundado por José Arthur Boiteux, com o apoio do então governador de SC, Hercílio Luz, e de 30 outros fundadores. O propósito é pesquisar, investigar, interpretar e divulgar fatos históricos, geográficos, etnográficos, arqueológicos, genealógicos e das demais ciências afins à história e à geografia de Santa Catarina.

A cerimônia de encerramento do ano do IHGSC terá posse de novos membros e homenageará também Fernando Luiz Diehl pelo trabalho como organizador do Atlas Ambiental da Foz do Rio Itajaí-Açu, com o prêmio General Vieira da Rosa de Geografia.  Haverá Moção de Honra ao Mérito à Revista Blumenau em Cadernos e entrega da Comenda Manoel Joaquim de Almeida Coelho ao historiador Edison D'Ávila.

Apaixonada pela arte e por trabalhos sociais

Maristela Giassi nasceu em Içara, Sul do Estado. Além da formação em Serviço Social, pós-graduação em Gestão de Pessoas e Gestão do Varejo, é também uma artista: é compositora, pintora, fotógrafa, poetisa e empresária. Seus trabalhos já foram exibidos em instituições importantes ao redor do mundo, como o Carrousel do Louvre de Paris e a Bienal de Odivelas, em Portugal, além de Dubai. Este ano recebeu a Medalha Joana de Gusmão pela Câmara de Vereadores de Florianópolis e Medalha de Ouro na Exposição do Carrousel du Louvre. É Embaixadora da Divine Academie Française des Arts Lettres et Culture, membro do Núcleo Acadêmico de Letras e Artes de Lisboa e do Grupo de Poetas Livres de Florianópolis. Também dedica-se à ações sociais nos presídios, nos hospitais psiquiátricos e grupo de desaparecidos.


Agende-se

O quê: Solenidade de encerramento e premiações do IHGSC
Quando: 5/12, às 17h
Onde: Auditório da Casa José Boiteux (Av. Hercílio Luz, 523, Centro, Florianópolis)

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal