• Lives e capacitações online oferecidas pela Unesc atingem mais de 20 mil pessoas

    A Universidade tem compartilhado o conhecimento de maneira virtual  junto com a comunidade

Lives e capacitações online oferecidas pela Unesc atingem mais de 20 mil pessoas

23 Abr, 2020 19:50:45 - Educação

Criciúma (SC)

A Unesc segue oportunizando a comunidade capacitações gratuitas inclusive durante o período de distanciamento social. Algumas ações presenciais foram remodeladas e passaram a ser realizadas de maneira virtual, ao mesmo tempo em diversas outras foram criadas levando em consideração o momento vivido. Lives com informações relevantes sobre a Covid19 estão sendo feitas, além de formações em áreas como empreendedorismo. Juntas, estas iniciativas já atingiram mais de 20 mil pessoas do Sul e do Extremo Sul catarinense e de demais regiões do Estado, além de Rio Grande do Sul, Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e até da Itália.

A primeira live, realizada no perfil oficial da Unesc no Instagram (@unescoficial) ocorreu em 16 de março e marcou o início de uma programação de compartilhamento de informações e conhecimento técnico de maneira gratuita, que incluiu os setores de Pós-Graduação e de Cursos de Extensão e o Núcleo de Empreendedorismo – que inclusive lançou sua versão digital no início da quarentena.

Se adicionarmos a estas iniciativas a dos professores e cursos da Universidade e os momentos oferecidos pelo Setor de Arte e Cultura, (todas as quintas-feiras, com live no perfil do Instagram @culturaunesc) e no tour virtual por espaços de arte oferecidos pela Sala Edi Balod, teremos mais de uma capacitação/live por dia. E esse movimento não para. As lives e formações continuam também no próximo mês.

A Pós Unesc realizou no períoro, cinco lives com professores e profissionais renomados nos temas abordados. Assuntos como avaliação psicológica no TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade), entubação orotraqueal na Covid19 e mercado financeiro e a Covid19 foram tratados em encontros com 30 minutos cada. Para o cirurgião dentista Estevo D'Agostini Derech, que participou da live sobre mercado financeiro, é de grande valia esse movimento que a Universidade tem feito, reagindo prontamente ao isolamento social com a digitalização dos processos educacionais.

A supervisora de área da Pós Unesc, Joice Batista Felipe, comenta que neste momento de instabilidade e a busca por informações, o conhecimento digital exerce um importante papel na entrega de conteúdo qualificado. “Observamos nos eventos online da Pós Unesc uma conexão nacional e internacional, com um networking expressivo. Atuamos como facilitadores nos temas mais relevantes no momento”, afirma, lembrando que o cronograma de eventos segue durante o mês de maio.

Empreendedorismo

A construção de uma marca forte, a transformação do mercado de trabalho e as novas oportunidades de negócio em momentos de crise são alguns dos temas das formações que o Núcleo de Empreendedorismo (NE) Online da Unesc tem oferecido à população durante a quarentena, por meio do projeto “Pipocando Empreendedorismo”, que passou do presencial para o virtual no último mês.

Nesta semana, o Programa Mentoring iniciou as atividades no NE da unidade da Unesc em Araranguá, também de maneira online. São 17 potenciais empreendedores recebendo mentoria de professores, empresários e profissionais com determinadas expertises para transformar a ideia em negócio.

Para Anderson Emílio Witt, um dos participantes do programa, durante o primeiro encontro do Mentoring, já teve a certeza de que está mais próximo de realizar o sonho antigo. “Por muito tempo procurei e não encontrei orientações que pudessem realmente me ajudar. Já no primeiro encontro do Mentoring minha mente se abriu para as possibilidades”.

O coordenador do Núcleo de Empreendedorismo da unidade da Unesc em Araranguá, Diogo Morais, comenta que os participantes das atividades do NE estão com sede de conhecimento. “Com essa situação de nos reinventarmos, algumas das ações têm ganhado mais força. No caso do Pipocando Empreenderismo, em sala de aula conseguiríamos atender no máximo 40 pessoas e de maneira virtual a possibilidade de participantes se torna quase ilimitada. E o melhor é que ampliamos o número de participantes sem perder a qualidade”, afirma

Morais lembra a importância dessas iniciativas da Universidade em momentos de delicados como o atual, quando muitas pessoas perderam seus empregos e buscam por uma mudança. “Essa ressignificação passa pelo conhecimento. As pessoas poderão desenvolver novas habilidades, se redescobrirem. Tenho certeza de que todos nós sairemos muito melhores do que éramos antes da pandemia”. 

E não podemos deixar de fora as capacitações oferecidas pelo Setor de Cursos de Extensão. Até nesta quarta-feira (22/4), foram realizados 11 encontros ministrados por professores da Unesc. Planejamento financeiro, estratégias de manejo e enfrentamento do estresse, sal, açúcar e gorduras, empreendedorismo e impacto social e doença da Alzheimer foram alguns dos temas abordados.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal