Líderes da Líbia estabelecem em Paris um acordo de cessar-fogo

25 Jul, 2017 16:38:06 - Brasil

Paris (França)

O chefe do governo de unidade nacional da Líbia, que conta com apoio da ONU, Fayez al Serraj, e o marechal Khalifa Hafter, que controla o leste do território líbio, chegaram hoje (25), em Paris, a um acordo de cessar-fogo no país, que está em guerra há seis anos. A informação é da EFE. O encontro, mediado pelo presidente francês Emmanuel Macron e supervisionado pelo novo representante especial do secretário-geral da ONU para a Líbia, Ghassan Salamé, foi concluído com uma declaração conjunta de dez pontos na qual ambos chegaram a um acordo para a convocação de eleições "o mais rápido possível".

A reunião representa um passo para a estabilização da Líbia, um país falido e vítima do caos e da guerra civil desde que, em 2011, rebeldes apoiados pela Otan conseguiram derrubar o ditador Muammar Kadafi, que estava no poder desde 1969. A solução da crise na Líbia "só pode ser política", coincidiram os dois líderes em um texto que reconhece a validade do Acordo de Sjirat (no Marrocos), no qual a aposta foi pela formação, sem consenso, de um governo de unidade nacional.Serraj, que conta com o reconhecimento internacional, e Hafter, que domina cerca de 60% do território da Líbia e importantes recursos petrolíferos, se comprometeram a estabelecer um roteiro para restabelecer a ordem no país.

Eleições

Após a reunião, Serraj e Hafter compareceram a uma coletiva de imprensa ao lado de Macron, que  foi o único que tomou a palavra para anunciar que o processo eleitoral líbio acontecerá no primeiro semestre do ano que vem. Serraj já havia anunciado há duas semanas a intenção de seu Executivo de convocar eleições antecipadas para março de 2018, uma intenção que se deparou com a oposição do chefe do Parlamento de Tobruk (cidade portuária líbia no Mediterrâneo, próxima à fronteira com o Egito), a região controlada por Hafter.

"O que está em jogo neste processo é imenso, para o povo líbio e para toda a região, e é essencial para toda a Europa, porque tem consequências diretas para nossos países sobre os fluxos migratórios", disse Macron, que também agradeceu a "coragem" de Hafter e Serraj. Os dois líderes, que disputam o controle do país com o apoio de várias milícias, se reuniram pela primeira vez em 2 de maio em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, em um encontro que terminou sem um acordo entre as partes.

TEXTO/ AGÊNCIA BRASIL

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE