• Lideranças irão ajudar na preservação dos rios do Extremo Sul

    Comprometimento foi oficializado em reunião promovida pelo Comitê da Bacia do Rio Araranguá em Sombrio.

Lideranças irão ajudar na preservação dos rios do Extremo Sul

28 Out, 2016 14:04:54 - Geral

Araranguá (SC)

Reunindo em torno de 40 lideranças em Sombrio na noite desta quinta-feira, 27, o Comitê da Bacia do Rio Araranguá conseguiu obter o comprometimento de entidades e instituições para auxiliarem na mobilização da sociedade do extremo sul pela preservação dos afluentes do Rio Mampituba em Santa Catarina.

Esses rios serão integrados ao Comitê Araranguá, que consequentemente passará a ser responsável pela gestão e preservação de tais águas. “Podemos dizer que nosso objetivo, com o encontro, foi alcançado. Daremos continuidade ao processo de integração, a partir de agora, trabalhando em conjunto com as lideranças da área de abrangência dos afluentes catarinenses do Rio Mampituba”, argumentou o presidente do Comitê, Sérgio Marini. 

Novas etapas devem ser seguidas daqui para frente. “Agora, temos que mobilizar os demais prefeitos, vereadores e outras entidades estratégicas para que também se comprometam, e posteriormente organizar um dossiê que será enviado ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos”, completou a consultora do Comitê, engenheira ambiental Michele Pereira da Silva.

Representando o Ministério Público Federal, a promotora da República, Patrícia Muxfeltd, garantiu total apoio ao projeto. “É uma mobilização muito importante para garantir a preservação da água, um recurso tão valioso para as próximas gerações. Com certeza daremos suporte no que for preciso”, afirmou.

Entre as lideranças presentes, também pode-se citar a diretora do Instituto Federal Catarinense, Elisete Maria Possamai Ribeiro; a presidente do Comitê Mampituba Gaúcho, Leonila Ramos; o representante do Pró-Comitê Mampituba em Sombrio, Marcelo Areão; entre outros representantes de entidades políticas e públicas. 

Entenda a integração

A Bacia Hidrográfica do Rio Mampituba é compartilhada pelos estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Considerando que é uma bacia federal, a gestão deveria ser feita pela Agencia Nacional de Águas (ANA). 
Porém, devido ao tamanho reduzido e a dificuldade no processo de criação deste Comitê Federal, o Rio Grande do Sul decretou a criação do Comitê Gaúcho dos afluentes do Rio Mampituba. Em Santa Catarina, existe a ausência de legislação que permita a criação de um comitê para afluentes e, por isso, o Comitê da Bacia do Rio Araranguá aceitou a tarefa de integrar os afluentes catarinenses do Rio Mampituba.

A integração foi aprovada em assembleia pelos membros do Comitê Araranguá, juntamente com membros da diretoria de Recursos Hídricos do Estado de Santa Catarina. “Após a finalização do processo, estaremos amparados pela legislação para efetuar a gestão das águas destes afluentes e apoiar a comunidade na busca de soluções para os problemas da bacia”, finaliza Marini.

Assim, os municípios integrantes do Comitê Araranguá passarão a ser: Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário Rincão, Ermo, Jacinto Machado, Maracajá, Meleiro, Morro Grande, Timbé do Sul, Turvo, Criciúma, Forquilhinha, Içara, Nova Veneza, Siderópolis, Treviso, Praia Grande, São João do Sul, Santa Rosa do Sul, Balneário Gaivota, Passo de Torres e Sombrio.


TEXTO: ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal