• Leitura auxilia menino autista na interação social

    Livro de 10 anos do Museu de Zoologia da Unesc foi aliado no processo

Leitura auxilia menino autista na interação social

10 Mai, 2018 15:59:31 - Variedades

Criciúma (SC)

Embaixo de uma mesa, Lucas*, um menino autista de oito anos, descobriu um novo mundo. Ali também nasceu uma paixão, ajudou no seu desenvolvimento educacional e pessoal. Lourdes Castro, iniciou como educadora no Bairro da Juventude com a missão de cuidar do menino, e logo no seu primeiro dia um aviso a deixou curiosa. “Me alertaram que ele fugia muito para Biblioteca, quase não ficava em sala de aula. Um dia o segui e descobri o motivo: era o livro de 10 anos do Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski, da Unesc ”, conta a professora.

Quando chegou na Biblioteca, a professora percebeu algo escondido nas costas de Lucas. Após questionar o que tinha ali, uma surpresa. “Ele pegou a obra e disse ‘pro, esse é meu livro preferido’. Então abriu e começou a me falar sobre aquele mundo dos dinossauros, me ensinando muito sobre o assunto”, lembra Lourdes.

Fugas e sorrisos

As fugas, ainda recorrentes, passaram a ser controladas. Juntos, aluno e professora caminhavam até a Biblioteca e lá mergulhavam em um novo universo. A notícia do amor de Lucas* pela obra se espalhou e chegou ao Museu da Universidade, que logo enviou um exemplar ao menino. “Eu não entendi muito bem o pedido naquela época, mas mandamos o livro assim mesmo. Hoje, ficamos muito felizes em fazer parte deste pedacinho da vida do Lucas*”, conta a coordenadora do Museu de Zoologia, Morgana Cirimbelli Gaidzinski.

A partir da chegada do livro, a vida do menino mudou. Lourdes notou melhoras no humor, nos estudos e até na alimentação. “Na hora da comida, por exemplo, sempre foi difícil de ele se alimentar, então entravamos naquele universo e nos transforávamos em dinossauros. Em uma das vezes nos transformamos no T-Rex, para ele comer brócolis, então ele me olhou e disse, ‘mas pro, ele é carnívoro e não herbívoro’”, lembra Lourdes.

Além de novos hábitos, o exemplar também proporcionou novas amizades ao menino. “O livro nos acompanha em todo lugar, abrindo as portas aos seus colegas. Íamos para o recreio e as outras crianças vinham para ver o livro, ali já conversavam e criavam laços, em uma interação que antes não existia”, destaca a professora.

A obra

O livro “10 anos: Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski” eternizou em suas páginas a trajetória de uma década de ações em prol do meio ambiente e do respeito à vida. Fundado no ano de 2002, em parceria com o 2º Pelotão da 3ª Companhia de Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina, o Museu busca promover programas educativos e sensibilizar o público visitante para as questões ambientais. Ao longo de 15 anos, as exposições e programas educativos receberam um público superior a 120 mil alunos e professores de 575 instituições de ensino, provenientes de 45 municípios.

O Museu possui núcleos expositivos com visitação gratuita. O agendamento de visitas orientadas pode ser feito pelo telefone (48) 3431-2573.  

Universidade Comunitária 

Prestes a completar 50 anos de vida, a Unesc desenvolveu papeis como na história de Lucas* durante sua trajetória. Como Universidade Comunitária da região ela realiza projetos de extensão que auxiliam a comunidade local nas áreas do direito, da saúde e da educação.

A Unesc possui 13.000 alunos e 1.500 professores e funcionários, distribuídos em seus cursos considerados de excelência pelo MEC (Ministério da Educação) com notas 4 e 5 – de um máximo de 5 – nas diversas áreas do conhecimento. Além deles, a Instituição recebe diariamente mais de 1.000 pessoas que que transitam entre as Clínicas Integradas, Unidade Judiciária de Cooperação e outros serviços dedicados à comunidade.

Além de cursos de graduação, a Universidade oferece 48 cursos de especialização, sete mestrados, dois doutorados implantados e três em processo de implantação, além de um mestrado em rede que está em construção juntamente com as Universidades do Sistema Acafe.

*Lucas é um nome fictício

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE