• Lei garante expansão de ações no mês dedicado à saúde mental

Lei garante expansão de ações no mês dedicado à saúde mental

05 Jan, 2018 15:15:29 - Saúde

Içara (SC)

O primeiro mês do ano é dedicado à prevenção da saúde mental. Em Içara, com a aprovação da Lei 4.133, de 19 de dezembro de 2017, os trabalhos envolvendo o Ambulatório de Saúde Mental e demais setores da saúde, serão ampliados, alcançando ainda mais pessoas na conscientização e prevenção de doenças psicológicas.

“A aprovação e sanção do Projeto de Lei nos deixou muito felizes, pois é  obrigação da população conhecer e se conscientizar sobre a importância da saúde mental. Fomos o primeiro município da região a aderir a ideia no ano passado e o terceiro de Santa Catarina a aprovar a lei do Janeiro Branco.  A data escolhida é janeiro, pois é no início do ano que as pessoas tendem a planejar novos rumos e traçar metas, é o momento de buscar o equilíbrio para poder realizar”, salienta a psicóloga infantil e coordenadora da campanha no município, Maria Eduarda Pacheco.

Estão sendo programadas para o mês, uma passeata no centro da cidade, além de campanhas envolvendo o comércio e repartições públicas. “Temos esse material disponível para o acesso na internet, no site www.janeirobranco.com.br. São materiais que podem ser impressos e fixados nos estabelecimentos comerciais ou qualquer instituição”, acrescenta.


“Temos mês dedicado para saúde do homem, da mulher, geralmente com foco na realização de exames. No janeiro branco, a abordagem é diferenciada, o tratamento é diferenciado. As ações tem foco na prevenção, mostrando que o ser humano é passível a qualquer patologia, mas que com apoio e auxilio médico e psicológico, podemos enfrentá-las”, coloca o prefeito Murialdo Canto Gastaldon.

Também estão envolvidos nas ações o Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf), Centro de Atendimento Psico-Social de Içara (Caps), Sub-Secretaria de Políticas Públicas Sobre Drogas e toda a gestão de Saúde do município. “Isso possibilita que consigamos abranger um maior número de pessoas”, colocou a psicóloga. Os profissionais de saúde do município participarão no decorrer do mês de rodas de conversa sobre o assunto.  No dia 31 de janeiro será realizado um evento com os pacientes, no Ambulatório de Saúde Mental, para finalizar os trabalhos da campanha.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

JInews