• Legislativo diplomará e empossará os vereadores mirins nesta quinta

Legislativo diplomará e empossará os vereadores mirins nesta quinta

08 Mai, 2018 16:23:59 - Política

Criciúma (SC)

Os vereadores mirins serão diplomados e empossados nesta quinta-feira (10/5). A cerimônia ocorrerá no Salão Ouro Negro da Prefeitura Municipal de Criciúma, às 19h, e é aberta ao público. Os vereadores eleitos receberão o diploma de vereador mirim, os candidatos, diploma de participação, e em forma de incentivo e reconhecimento, pela primeira vez, as instituições inscritas receberão placas de participação também. A solenidade será transmitida ao vivo pelo facebook do Legislativo, o facebook.com/camaraciciuma.

Dando início aos trabalhos do ano, no ato solene, também será votada a mesa diretora, da qual regerá as sessões mirins. Após o evento, os vereadores ainda passarão por outra capacitação, que tem por intuito orientar e explicar como funciona o regimento interno da Câmara de Vereadores.

“Essa capacitação é justamente para falar sobre esse período de sessões, o que é uma sessão, do que ela é composta, as proposições que eles podem apresentar e os discursos que eles podem fazer”, explica a coordenadora do Projeto Câmara Mirim, Amanda Michelon.

Segundo Amanda, durante o horário político, os mirins podem discursar sobre temas livres, dos quais acharem pertinentes as suas comunidades, como situações vivenciadas na escola ou em seus bairros. “Muitas vezes eles trazem situações que os próprios vereadores adultos devem ficar atentos. No grande expediente, eles podem apresentar indicações, requerimentos e moções. Desta forma eles levam sugestões ao Executivo e fiscalizam”, salienta.

O Poder Executivo tem como responsabilidade responder na forma regimental aos requerimentos feitos pelos vereadores mirins, da mesma forma que é respondido aos parlamentares adultos.

O ex-vereador Erick Luis Rosa Urbano, foi presidente da Câmara Mirim no ano de 2017 e ressaltou a importância de ser um parlamentar. “Nós aprendemos muito sobre o Executivo, o Parlamento e o Judiciário aqui dentro da Câmara, e sobre questões de ética também, que nos ajudam muito na escola”, enfatiza.

Urbano também destaca que, para ser um vereador mirim, tem que ser uma pessoa responsável, comprometida com seus deveres e obrigações para com a comunidade. “Que os vereadores deste ano, estejam sempre nesse meio, que queiram estar aqui aprendendo e que gostem disso”, reforça.

A primeira sessão mirim está marcada para o dia 05 de junho de 2018, às 15h, no Plenário da Câmara de Vereadores de Criciúma. Este ano a responsabilidade do projeto é da vereadora Geovana Benedet Zanette.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE