Lançamento do projeto de Desenvolvimento Territorial

14 Nov, 2017 14:58:45 - Geral

Laguna (SC)

O projeto ‘Desenvolvimento Territorial da Rota da Baleia Franca’ foi desenvolvido pelo SEBRAE, de Santa Catarina, em que agora do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) passa a integrar com uma injeção de recursos que assegura a continuidade também pelo biênio 2017/2018. Este projeto passa pelos três municípios Laguna, Imbituba e Garopaba, e atende principalmente o setor de comércio e serviços que oferecem o Turismo Ecológico desta região, como os Condutores Ambientais e Guias de Turismo, Meios de Hospedagem (hotéis, pousadas, campings, entre outros), Alimentação (restaurantes, lanchonetes, bares e similares), assim respeitando a vocação regional. O foco estratégico do projeto é fomentar: a ampliação de mercado destes setores; elevação da qualidade dos serviços e produtos; desenvolvimento e diagnóstico empresarial; além do desenvolvimento territorial dos municípios.

A idealização e execução do projeto é do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empesas de Santa Catarina (SEBRAE-SC) com aporte e participação do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), e também da participação das Prefeituras de Imbituba, Laguna e Garopaba, além do apoio institucional do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Ministério do Meio Ambiente. A Rota da Baleia Franca é localizada em uma área de proteção ambiental (APA), ciada pelo decreto federal de 14 de setembro de 2000 – que interliga os municípios catarinenses de Laguna, Imbituba e Garopaba – é o lugar mágico onde todos os anos uma enorme quantidade desses dóceis animais buscam refúgio para procriar e amamentar seus filhotes, proporcionando uma experiência inesquecível de observação e integração com a natureza.

A Rota da Baleia Franca é um destino de Ecoturismo calcado na sustentabilidade e na responsabilidade socioambiental. Composta por uma diversidade de produtos, serviços e atrativos integrados, a Rota tem como diferencial a observação do espetáculo das baleias Franca – organizada pelas operadoras locais e conduzida por guias especializados. Outra experiência inesquecível da Rota é a famosa pesca interativa com botos, uma tradição local. Além disso, há muitas opções de esportes radicais e aventura, tais como surf, stand up paddle, kitesurfe, escalada, rapel, mergulho, rafting, asa-delta, parapente, caminhadas, bike, entre outros. Os três municípios que formam o roteiro possuem uma excelente infraestrutura turística, com inúmeras opções de hotéis e pousadas para todos os gostos e bolsos. Já a gastronomia é um atrativo especial na região, baseada em frutos do mar e na agroecologia, com uma grande variedade de restaurantes típicos. Por fim, a cultura local também se destaca pelas inúmeras festividades e eventos, sem falar no grande conjunto de lojas e centros de compras a disposição dos visitantes. Para saber mais sobre o projeto: rotabaleiafranca.com.br.

TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE