Lançamento do livro "Em nome da Inocência: Justiça"

04 Dez, 2017 14:37:12 - Política

Florianópolis (SC)

Dia 21 de novembro uma solenidade, com certeza ficará na história de Santa Catarina e da Alesc. Uma Sessão Especial, in memorian a Luiz Carlos Cancellier de Olivo, o Cau, Reitor da nossa UFSC. O evento contou ainda com o lançamento do livro/documentário “Em Nome da Inocência: Justiça”, que trata dos episódios ligados a prisão e morte de Luiz Cancellier. A obra foi organizada pelo ex-deputado Jailson Lima, em conjunto com o desembargador e professor Lédio Rosa de Andrade e Sérgio Grazano. Uma proposição do deputado Rodrigo Minotto (PDT) e reuniu lideranças políticas, acadêmicos e representantes de diversos poderes e órgãos públicos do estado.

Natural de Tubarão, Luiz Carlos Cancellier de Olivo, ou Cao, como era chamado por amigos e familiares, foi jornalista e professor universitário, tendo falecido no dia 2 de outubro de 2017, aos 59 anos. Ele estava afastado temporariamente do cargo de reitor da UFSC, no qual havia sido empossado em maio de 2016 para mandato até 2020.

A sessão foi aberta com a exibição de um video contendo trechos de reportagens sobre a prisão de Cancellier, depoimentos de ex-alunos, colegas de trabalho, profissionais do Direito, jornalistas e lideranças públicas, destacando a figura humana e profissional do ex-reitor, bem como críticas à forma como foi movido o processo contra ele. O vídeo contou com a Idealização e Produção Executiva de Jailson Lima e Lédio Rosa de Andrade

Investigado, difamado, exilado e sepultado

Artigo de Rogério Christofoletti, professor da UFSC e pesquisador

A morte trágica e repentina do reitor da Universidade Federal de Santa Catarina, Luiz Carlos Cancellier de Olivo, é o resultado mais visível desses tempos terríveis que vivemos. Dias de julgamentos e condenações apressadas. Dias de espetacularização, de soberba e vaidade. Dias odiosos e punitivos. Dias em que somos tragados para um turbilhão que massacra reputações e que pouco se preocupa com as consequências humanas e sociais dos nossos atos. Os acontecimentos das últimas três semanas apontam para diversos erros e exageros cometidos pelas autoridades judiciais e policiais e pela mídia. Analisar o noticiário e refletir sobre seu papel na construção de uma opinião pública é uma maneira de tentar evitar novos linchamentos sociais.

Assista a íntegra do documentário: https://youtu.be/U3gtO0_SLLU

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE