• Lacen completa 66 anos de serviços à população catarinense

Lacen completa 66 anos de serviços à população catarinense

24 Jul, 2017 13:37:21 - Geral

Florianópolis (SC)

O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), instituição de referência estadual da Secretaria de Estado da Saúde (SES), completa 66 anos de serviços prestados à população de Santa Catarina. A unidade está localizada na Rua Felipe Schmidt, 788, no Centro de Florianópolis.

Com abrangência nos 295 municípios do estado, o Lacen desenvolve suas atividades baseado em dois eixos: Biologia Médica e Análise de Produtos e Meio Ambiente. Para tanto, conta com equipamentos de alta tecnologia como sequenciador de DNA e cromatógrafo gasoso massa a massa, além de uma equipe altamente capacitada para realização de análises de média e alta complexidade.

Na área da Biologia Médica, o foco principal são as doenças infecciosas de relevância em saúde pública, cujas atividades concentram-se na identificação do agente etiológico, monitoramento das infecções, identificação de medicamentos a serem utilizados no tratamento, bem como a identificação de infecções causadas por bactérias resistentes aos antimicrobianos, daí a relevância da instituição no que diz respeito à assistência médica.

No último ano, o Ministério da Saúde (MS) em conjunto com a SES vem concentrando esforços na implantação de técnicas imunológicas e de Biologia Molecular a fim de atender as demandas do diagnóstico de doenças emergentes e reemergentes, como a febre pelo zika vírus e chikungunya, a dengue e a tuberculose.

O Lacen é o único laboratório no estado catarinense que realiza o teste de resistência às drogas utilizadas no tratamento da Tuberculose, genogrupagem da Neisseriameningitidis, microaglutinação para Leptospirose, RT-qPCR para identificação de Zika vírus, vírus da Chikungunya e da Dengue, RT-PCR para identificação de Influenza A H1N1, H3N2, Influenza B, Metapneumovírus humano, Parainfluenzaetipos 1, 2, e 3, Vírus Sincicial Respiratório e Adenovírus, RT-PCR triplex para o diagnóstico das meningites bacterianas, sorologia para Hantavírus, diagnóstico de Chagas Agudo, identificação de micobactérias não tuberculosas (MNT), identificação de protozoários do gênero Leismania, dentre outros.

Na área de Análise de Produtos e Meio Ambiente, suas atividades concentram-se na realização de análises de alimentos, água, medicamentos e saneantes, atendendo a programas nacionais e estaduais de monitoramento. O objetivo é fornecer resultados analíticos que permitem avaliar o perfil de diversas categorias de produtos nacionais e regionais, identificar os setores produtivos que necessitam de intervenção institucional, a fim de garantir a melhoria da qualidade sanitária dos produtos (especialmente para consumo humano) comercializados no país.

Como exemplo dos programas atendidos pelo Lacen estão a Avaliação do Teor Nutricional dos alimentos processados, Monitoramento de Aditivos e Contaminantes, de Água para Diálise, da Qualidade do Leite, de Vegetais minimamente processados, da Qualidade dos Medicamentos e da Água para consumo humano, Amostras ambientais (pesquisa de Vibriocholerae), da Qualidade Sanitária dos Alimentos, de Prevenção e Controle dos Distúrbio por Iodo, bem como a Avaliação dos produtos oriundos dos portos de SC.

O Lacen coordena tecnicamente mais seis laboratórios regionais de pequeno e médio porte, localizados em Chapecó, São Miguel do Oeste, Joaçaba, Joinville, Criciúma e Tubarão. Eles realizam análises de média complexidade para os municípios localizados no âmbito de sua abrangência geográfica. Para que toda esta estrutura funcione, o Lacen conta com uma Gerência Administrativa que fornece todo o apoio logístico para o amplo funcionamento do laboratório.

Além dos investimentos nas áreas de Biologia Médica e de Análise de Produtos e Meio Ambiente, a Direção do Lacen vem investindo continuamente em capacitações na área de Gestão da Qualidade e de Biossegurança. A intenção é promover um ambiente de trabalho seguro para os seus colaboradores e fornecer um atendimento de excelência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina.

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE