Laboratório Búrigo recebe lote de vacinas da meningite ACWY

06 Set, 2018 16:07:47 - Saúde

Içara (SC) 

Procura pelas doses aumentou na região após casos registrados da meningite do tipo W, cuja cepa não integra a dose distribuída na rede pública

O estoque de vacinas para a mengingite meningocócica conjugada quadrivalente (ACWY) do Laboratório Búrigo está reabastecido. O lote chegou à empresa na tarde desta quinta-feira (6). As doses estiveram esgotadas durante esta semana em virtude da alta procura consequente dos casos registrados da doença no Sul do Estado.

A vacina encontrada na rede privada, do tipo ACWY, tem como principal diferença em relação à distribuída nos postos de saúde a cobertura da meningite do tipo W, a qual acometeu a maior parte dos casos, conforme a Vigilância Epidemiológica do estado. “Ao receber a dose, a pessoa fica imune a quatro tipos de meningite bacteriana. Recomenda-se fazer principalmente em crianças de um a cinco anos, em razão de elas terem o sistema imunológico mais frágil”, explica o coordenador da Sala de Vacinas do Laboratório Búrigo, Leandro de Costa.

Esquema vacinal

Os órgãos oficiais de saúde sugerem como ideal que crianças de até um ano de idade façam três aplicações. A primeira delas aos três meses de idade. Depois disso, recomenda-se reforços aos 12 meses, cinco e 12 anos de idade. Adultos que nunca tomaram a vacina podem fazer a dose única que garantem a imunização.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA 


REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE