Kathiê eleva xadrez de Içara às Olimpíadas em Azerbaijão

29 Ago, 2016 19:01:54 - Esporte

Içara (SC)

Kathiê Goulart Librelato está a poucas horas do Azerbaijão para a disputa pela primeira vez da Olimpíada de Xadrez. E quanto menos tempo falta, mais a ansiedade aumenta. O voo internacional sairá de Guarulhos (SP) às 16h desta quarta-feira, dia 31. Até aterrissar em Baku, ela terá ainda uma conexão pela manhã em Paris, na França. “Só quando chegar lá é que realmente verei que o sonho/objetivo se tornou realidade”, afirma.

Kathiê pretende conhecer um pouco do que já pesquisou na web, por exemplo, as Flame Towers. “Com a cidade respirando as Olimpíadas de Xadrez, tudo parece ainda mais bonito, porque eles aproveitam as construções para criarem iluminações personalizadas relacionadas a modalidade. Eles têm uma cultura e culinárias muito bacanas também”, indica. A jornada turística, todavia, durará apenas um dia, pois os outros 12 serão de confronto.

Seleção Brasileira - A delegação tupiniquim liderada por Ulf Anderson será formada também por Juliana Sayumi, Júlia Alboredo, Suzana Chang e Thauane Ferreira Medeiros.

A distância de casa será diminuída com o uso do celular. Mas o contato ficará restrito a família e técnico Claudionor Pirola devido a necessidade de concentração. “Será um momento único na minha vida e carreira como atleta. Trabalhamos duro para conquistar a vaga e agora terei oportunidade de competir no mais alto nível da modalidade em meio aos maiores campeões do presente e do passado. Serão duas semanas de muita aprendizagem e evolução”, ressalta.

“Embora a busca direta por essa vaga só tenha começado em 2015, foram cinco anos de evolução pessoal e técnica”, lembra. “Temos um trabalho de longo prazo focado no aprimoramento técnico de finais de jogo e conceitos estratégicos, de cálculo e táticos do xadrez. Para as Olimpíadas foi mantida essa rotina e, nas últimas semanas, focamos na revisão e aprimoramento das aberturas de xadrez”, resume.

Países - As Olimpíadas de Xadrez terão 141 nações na disputa feminina e 180 nos jogos abertos. A abertura acontecerá às 19h [12h de Brasília] do dia 1 de setembro.

“Agradeço imensamente a cada um pelas mensagens e/ou pensamentos positivos, e, como não consigo retribuir a todos por esse carinho, espero conseguir representá-los bem entre as 64 casas do xadrez, seja nestas Olimpíadas ou nas competições que ainda virão. Com certeza darei tudo de mim”, antecipa, aos 18 anos, com a classificação atribuída a uma combinação de trabalho, comprometimento, foco e também apoio.

CANAL IÇARA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal