• Kart Satc está pronto para competições

Kart Satc está pronto para competições

24 Set, 2018 15:35:15 - Educação

Criciúma (SC) 

Projeto envolve alunos de Engenharia Mecânica e do curso técnico de Manutenção Automotiva

O novo projeto desenvolvido pela Satc em 2018, o Kart Satc, é uma parceria entre o curso de Engenharia Mecânica e o técnico de Manutenção Automotiva. Estudantes e professores se uniram para a construção do primeiro protótipo de kart da instituição. Após receberem a carroceria da empresa fabricante Techspeed, os alunos foram os responsáveis pela construção, teste e desenvolvimento do veículo que está concluído e pode competir.

A iniciativa começou em conjunto com a empresa. “Nosso objetivo é agregar conhecimento tecnológico e de desenvolvimento a partir de projetos como esse, formando melhor nossos estudantes”, ressalta o coordenador do curso técnico de Manutenção Automotiva Adelor da Costa.

Para a construção do Kart a equipe teve que seguir todas as normas regulamentadoras e padrões já estipulados pela Federação Internacional de Automobilismo (FIB) e a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). “Nossa visão de futuro é estar levando o nosso kart para competições externas com a participação do curso técnico e de graduação”, frisa o coordenador.

A primeira competição que a equipe irá participar é a quarta etapa e última do ano do Campeonato Sul Catarinense de Kart. O evento ocorre de 10 a 11 de novembro no Kartódromo Santa Apolônia, em Morro da Fumaça.

Parceria entre os cursos

Visando o compartilhamento de ideias e o desenvolvimento educacional o projeto criou um vínculo pedagógico entre os estudantes. Para o acadêmico de Engenharia Mecânica Felippe Almeida cada um ajudou com o conhecimento que tinha. “Realizamos todos os processos com os alunos do técnico. Acredito que agrega muito este tipo de projeto pela troca de ideias e também levando para fora da instituição”, destaca.

Gustavo Csunderlick Torquato, estudante de Manutenção Automotiva destaca que a aprendizagem na teoria é diferente da prática. “É gratificante para a gente pegar um projeto praticamente do zero e desenvolver toda a etapa de criação dele, vendo o kart andando”, enfatiza.

Além do conhecimento repassado as turmas tiveram apoio e supervisão dos professores. “Aprender as propriedades do kart em específico, seu funcionamento que é bem diferente de como imaginamos e agregar mais sabedoria do que já tinha adquirido no curso técnico”, salienta o aluno de Manutenção Automotiva, Cassio Abel Goulart.

Oportunidade

Para a competição de novembro o Kart Satc está à procura de um piloto, onde será feito um teste no kartódromo de Sangão. “Vamos oportunizar para os alunos do curso técnico e iremos analisar se algum deles tem interesse e aptidão para estar sendo o piloto do nosso kart e competindo”, informa o coordenador.

Participar de uma competição é gratificante e mostra o empenho dos estudantes. “O que engrandece esse tipo de iniciativa é o contato entre os cursos, os alunos trabalharam juntos e trocaram experiências”, pondera Costa. O kart foi construído na disciplina de Desenvolvimento de Projetos Automotivos e supervisionado pelo professor do curso técnico, Gustavo Amboni.


TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA 
FOTO/DIVULGAÇÃO 

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança