Junho Vermelho busca conscientização sobre doação regular de sangue

13 Jun, 2017 10:52:21 - Geral

Florianópolis (SC)

Na próxima quarta-feira (14) é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue. No entanto, todo o mês de junho em Santa Catarina é destinado à conscientização da população sobre a importância desse gesto, através da Lei n. 16.694, regulamentada pelo Governo do Estado em 2015, que institui o Junho Vermelho.

A campanha busca estimular e captar doadores de sangue no inverno, época em que os estoques de sangue costumam reduzir, mas principalmente conscientizar a população sobre a importância de ser um doador regular.

A diretora-geral do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc), doutora Denise Linhares Gerent, explica que a doação regular visa manter os estoques de sangue com volume ideal durante o ano todo, e que é o sangue estocado de doadores regulares que efetivamente contribui para salvar vidas. “O que salva a vida das pessoas não é o sangue de 300 pessoas que doam ao mesmo tempo quando alguém sofre um acidente. É lógico que é um sangue que é doado e pode ser aproveitado, mas ele leva 8 horas para ser liberado, então não foi esse sangue que salvou a vida da pessoa acidentada, mas sim aquele que já estava estocado”.

A importância da doação regular também se dá tendo em vista que os hemocomponentes doados possuem prazo de validade. No Hemosc, o material doado é conservado em soluções anticoagulantes e preservantes, o que permite uma validade entre 21 a 42 dias para hemácias, e 5 dias para plaquetas.

Junho Vermelho no TRE-SC

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina aderiu ao Junho Vermelho através de material gráfico impresso divulgado na Sede do TRE-SC e posts da campanha nas redes sociais do Tribunal.

Fernanda Gonçalves, servidora do TRE-SC, é doadora regular há 20 anos e conta que o sentimento ao doar sangue ainda é o mesmo. “É um sentimento de amor e solidariedade. É como se eu estivesse partilhando da saúde que eu tenho com outras pessoas que precisam. É, na verdade, uma forma de gratidão”.

O servidor do TRE-SC, Aleto Silva, também é um doador regular e aconselha quem nunca doou sangue a passar pela experiência. “É algo indolor, que não causa nenhum dano à saúde, nenhum prejuízo, e tem um propósito muito nobre que é ajudar a salvar vidas. Para quem não teve ainda essa iniciativa, sugiro que faça como um gesto de solidariedade e apoio para outras pessoas que necessitam”.

O que precisa para ser doador?

Para doar sangue é necessário portar documento com foto, estar bem alimentando, em boas condições de saúde e repouso, pesar mais de 50 kg e ter idade entre 16 a 69 anos. Jovens de 16 e 17 anos devem estar acompanhados de um responsável legal. O procedimento leva em torno de 40 minutos, contando desde o cadastro e triagem até o lanche após a doação. O próprio processo de doação leva em torno de 7 a 10 minutos.

Para garantir a segurança do doador, existe um intervalo mínimo entre as doações. Homens podem doar a cada 2 meses e mulheres a cada 3 (devido a reposição dos estoques de ferro perdido nos ciclos menstruais). No entanto, são recomendadas no máximo 4 doações anuais para homens e 3 para mulheres. Outros impedimentos e dúvidas podem ser consultados diretamente no site do Hemosc.

A doutora Denise destaca os bons índices de Santa Catarina e agradece aos doadores. “Santa Catarina é um estado onde a população é muito solidaria. Nós temos bons índices de doação. Em torno de 50% dos nossos doadores são de repetição, é um índice muito bom nacionalmente. O Hemosc agradece e deseja que as pessoas continuem sendo doadoras e que outras se incorporem a essa causa”.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal