Julho Amarelo alerta sobre hepatites

05 Jul, 2019 09:57:28 - Santa Catarina

Florianópolis (SC)

Dados divulgados pelo Ministério da Saúde apontam que no Brasil mais de 70% das mortes por hepatites virais são decorrentes da Hepatite C, seguido da Hepatite B, com 21,8% e a Hepatite A, com 1,7%. Visando reduzir os índices no início do ano foi instituído no país o 'Julho Amarelo'. A Lei 13.802 sancionada prevê que o mês seja voltado para a luta contra as hepatites virais. 

De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) de Santa Catarina o principal objetivo é estimular as pessoas a se vacinarem contras as hepatites A e B e a buscarem o diagnóstico precoce. Em Santa Catarina foram distribuídos 969.100 testes rápidos para hepatite B e 985.875 para hepatite C. Para todos os tipos de hepatites, o Sistema Único de Saúde oferece tratamento gratuito. 

Segundo a enfermeira e coordenadora do Programa de Hepatites Virais da Administração Municipal, Fabiana de Brida, a cidade de Criciúma é a terceira no estado que apresentou casos novos. Em 2018 foram 69 casos novos de Hepatite C e 37 casos novo de Hepatite B. Durante 30 dias no mês de julho do ano passado surgiram 24 casos novos (17 de Hepatite C e 7 de Hepatite B).

Através dos testes rápidos é possível saber em até 30 minutos se você tem algum tipo de hepatite, sem a necessidade de realizar exames laboratoriais. Para fazer o teste é só procurar uma unidade de saúde. 


REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE