Juiz de Direito Claudio Eduardo Regis e Silva ministra palestra na Unisul

24 Ago, 2017 17:37:20 - Educação

Tubarão (SC)

O curso de Direito da Unisul realiza Aula Magna na próxima quarta-feira, dia 30 de agosto. Na Unidade Trajano ocorre a palestra ‘Linguagem Jurídica e Formação de Magistrados’, às 9 horas. Na Pedra Branca haverá a palestra ‘O legislador e o Juiz – Modelos de Realização de Projeto’ e lançamento de E-Book, às 19 horas.

O curso de Direito recebe o Juiz Claudio Eduardo Regis de Figueiredo e Silva, no dia 30 de agosto, às 9 horas, na Unidade Trajano, onde ministrará a palestra ‘Linguagem Jurídica e Formação de Magistrados. A palestra terá transmissão ao vivo para o auditório C da unidade Pedra Branca. Esta temática foi escolhida com o objetivo de despertar nos alunos de Direito o interesse pela comunicação e argumentação, com abordagem na escrita das decisões do juiz e os processos envolvidos na construção dos textos judiciários.

De acordo com a coordenadora do curso de Direito de Florianópolis, Solange Buchele S.Thiago, linguagem e texto são essenciais para o juiz, porque é por intermédio deles que o juiz consegue as informações de que necessita para julgar (argumentos e provas) e comunicar as partes e à sociedade o resultado do julgamento (decisões e sentenças). A coordenadora destaca a relevância do juiz nesse processo. “Cabe ao juiz compreender os processos envolvidos na decisão e na prolação das sentenças, porque não basta saber qual é o direito aplicável e conseguir identificar a decisão justa. É preciso que o magistrado consiga elaborar essas conclusões num texto fundamentado e convincente, que atenda aos ditames do devido processo legal e permita às partes e à sociedade conhecerem as razões e os motivos da decisão do juiz”, explica Solange.

Na unidade Pedra Branca ocorre a palestra ‘O legislador e o Juiz – Modelos de Realização de Projeto’, que será realizada pelo doutor em sociologia e teoria do Direito, Luciano Nascimento, às 19 horas, no auditório C. A palestra terá transmissão ao vivo para a unidade Trajano. Na ocasião será lançado o E-Book em parceria com a Universidade da Paraíba, que tem como título: Doze lições de Fato de Direito. A obra traz uma compilação de artigos de Direito.

Sobre os palestrantes:

Juiz  Claudio Eduardo Regis de Figueiredo e Silva – Juiz de Direito em Florianópolis-Santa Catarina, Doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, Diretor Geral da Escola Superior da Magistratura do Estado de Santa Catarina – ESMESC, Membro da Academia Catarinense de Letras Jurídicas – ACALEJ.

Dr. Luciano Nascimento – Pós-Doutor em Sociologia e Teoria do Direito no Centro di Studi sul Rischio dalla Facoltà di Giurisprudenza dell`Università del Salento – CSR-FG-UNISALENTO  (2013-2015); Doutor em Ciências Jurídico-Criminais pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra – FDUC (2003-2007); Mestre em Direito Penal pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco da Universidade de São Paulo – USP (2001-2003).As inscrições devem ser realizadas na página do evento: Aula Magna do Curso de Direito 2017/2

TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE