• Jovens mostram que não é preciso ser adulto para empreender

Jovens mostram que não é preciso ser adulto para empreender

29 Nov, 2016 17:23:24 - Educação

Chapecó (SC)

Empolgação, criatividade e orgulho pelos projetos concretizados foram as principais características observadas nos alunos do ensino fundamental da Escola Estadual São Francisco, de Chapecó, durante a feira do 

Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), na última semana, na sede da instituição. As exposições mostraram empreendimentos de várias áreas da economia e projetos sociais, além de comercializar os produtos confeccionados pelos estudantes com a supervisão dos professores.

A programação iniciou com solenidade de abertura, apresentações culturais e seguiu com visita às oficinas e mateada. O evento contou com a presença de representantes da Agência de Desenvolvimento Regional, Comitê Propaz e Viver, além de familiares e comunidade.

Acompanhada pelos colegas no estande da Locadora de Produtos, criada por meio do JEPP, a aluna do 4º ano, Drieli Stefani da Silva Norbach, demonstrou orgulho pelos resultados obtidos com o programa. “Aprendemos a ter iniciativa, a ser mais criativos e conhecemos como funciona uma empresa”, disse, realçando as expectativas para que o programa continue no ano que vem.

O coordenador regional oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani, destacou a importância de, além de implementar o projeto, acompanhar as feiras e conhecer os resultados. “Estamos felizes pelas experiências que os alunos adquirem com a participação no JEPP e sabemos que, com essa oportunidade, eles puderam conhecer um pouquinho mais sobre o que é ser empreendedor. Afinal, empreendedor, muitas vezes, não significa ser alguém que tem negócios, mas sim um atributo que pode ajudar a si mesmo, a família e a comunidade. Em nome do Sebrae Santa Catarina parabenizo a escola, a direção, aos alunos, à Secretaria de Educação e aos demais parceiros pelo excelente trabalho desenvolvido”, concluiu.

A gerente regional de Educação, Maria de Lourdes Sebben, realçou que a feira representou um dia de festa por mostrar os resultados de um projeto maravilhoso como o JEPP. “Esta iniciativa veio para somar no aprendizado e no futuro de nossos alunos”, disse ao incentivá-los a continuar planejando, desenvolvendo ideias e estudando. 

A diretora da escola, Geni Marca Vaz, valorizou a oportunidade de implementar um projeto que oportuniza fortalecer o currículo da instituição de ensino. “Foi admirável observar os alunos conversando, trocando ideias e atribuindo valor ao trabalho deles. Alguns, por exemplo, desenvolveram sabonetes e já pensam em produzir para, no futuro, atuar como profissional nesta área. Isso é muito gratificante”. 

O JEPP visa disseminar a cultura empreendedora entre crianças e adolescentes para estimular os comportamentos empreendedores por meio da cooperação, inovação, ética, cidadania e ecossustentabilidade, visando que se tornem protagonistas de suas próprias vidas. 

A iniciativa integra o Programa de Educação Empreendedora do Sebrae/SC e vem sendo implementada, desde 2014 na região, com a parceria das Secretarias Municipais, Gerências Regionais de Educação e algumas entidades. 

Até o momento mais de sete mil alunos participaram do programa, disponibilizado gratuitamente às escolas. “É visível a transformação que o projeto oportuniza na vida dos alunos e professores. Estamos convictos de que uma nova geração está se formando. Ser protagonista da própria vida é uma questão de escolha”, finalizou a mestre em educação, consultora credenciada ao Sebrae/SC e instrutora do JEPP, Odilene Ozelame.


TEXTO: ASSESSORIA DE IMPRENSAFOTO: DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal