• Jovens do Marista São José participam da Caravana

    Em março os jovens participam de uma plenária na Secretaria Estadual de Assistência Social de Santa Catarina para apresentar o que foi discutido no encontro

Jovens do Marista São José participam da Caravana

28 Fev, 2018 15:49:03 - Educação

São José (SC)

A Etapa Regional Sul da Caravana pelos Direitos da Criança e do Adolescente aconteceu na última semana, em Porto Alegre (RS) e contou com a participação de cinco jovens do Centro Educacional Marista São José nas formações e discussões do encontro.

Com o tema “Por onde passam os Direitos das Crianças e Adolescentes?”, a caravana tem o objetivo de formar e difundir conhecimentos acerca dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes pelo país. A Etapa Regional Sul envolve os estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina e abriu um espaço para o diálogo sobre o tema entre os órgãos e entidades que compõem o Sistema de Garantia de Direitos.

De Santa Catarina, participaram nove jovens de 15 a 17 anos, sendo cinco do Centro Educacional Marista de São José, quatro de Tijucas e Itapema. Segundo a assistente social do Centro Educacional Marista São José, Lizandra Vaz, é uma oportunidade para os adolescentes participarem de discussões importantes para a cidade e o universo deles.

Integrante da Rede Marista de Solidariedade, o Centro Social Marista São José, faz parte da Regional de Santa Catariana, que atende 2056 educandos em quatro unidades: Criciúma, Caçador, São José e Florianópolis.

“Os nossos educandos participaram de forma intensa e provocativa, fazendo contribuições, críticas e propostas. Foi um momento de formação e conteúdos novos com diálogo, ações efetivas e construção de pensamento crítico, voltado para a realidade onde estão inseridos”, explica.

A coordenadora conta ainda, que os jovens foram convidados para organizar as Conferências Livres, que são encontros realizados nas comunidades para trabalhar os assuntos discutidos nas conferências municipal, estadual e nacional, da criança e adolescente. Eles também irão participar de uma plenária na Secretaria Estadual de Assistência Social de Santa Catarina em 15 de Março, para apresentar o que foi discutido no encontro, as ações a serem realizadas e os anseios deles. Além de compartilhar na unidade escolar o que vivenciaram nesses dias.

O evento é uma realização do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) em parceria com a Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso do Brasil) e a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI).

Sobre a Rede Marista de Solidariedade

A Rede Marista de Solidariedade abrange programas, projetos e ações de promoção e defesa dos direitos das crianças e dos jovens desenvolvidos em todas as áreas de atuação do Grupo Marista. A Instituição Marista tem status consultivo na Comissão de Direitos Humanos da ONU, por meio da Fundação Marista de Solidariedade Internacional. A rede desenvolve iniciativas para a efetivação dos direitos da criança, como o Centro Marista de Defesa da Infância.Representantes da Rede Marista de Solidariedade participam de conselhos, fóruns e redes nas áreas de educação, direitos da criança e do jovem, assistência social e saúde nos níveis municipais, estaduais e nacional. A rede também atende diretamente cerca de 16 mil crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, de maneira contínua, em 24 unidades sociais e nos programas de bolsas de estudo para a Educação Básica, Profissional e Ensino Superior. Outras informações, acesse: www.solmarista.org.br

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE