• Jovens de SC integram a final da etapa do programa em Brasília

Jovens de SC integram a final da etapa do programa em Brasília

24 Nov, 2016 16:26:04 - Variedades

Braço do Norte (SC)

Os quatro jovens catarinenses que foram selecionados pela etapa estadual do CNA Jovem, participam da reta final do programa em Brasília (DF). Igor Irineu Ruthes, de Major Vieira, Talita Cristina Taffarel, de Seara, Rafael Rodrigo Schuster, de São Carlos e Diogo Schotten Becker, de Braço do Norte, apresentam seus projetos nesta sexta-feira (25) e concorrem ao prêmio final da etapa nacional com outros 81 jovens de todo o País. Os vencedores serão conhecidos no domingo (27).

A etapa nacional iniciou no mês de julho e baseia-se em um modelo inovador de liderança empreendedora. Os jovens foram estimulados durante quatro encontros presenciais – um a cada mês – a elaborar e planejar sua trajetória de liderança em uma das cinco dimensões: sindical, institucional, política, empreendedora e acadêmica. A escolha final é feita pelos próprios participantes, legitimando o papel e o projeto de liderança dos jovens.

PROJETOS DE LIDERANÇAS JOVENS

“Campo Experimental Coletivo” é o título do projeto de Igor Irineu Ruthes. Segundo ele, o objetivo é avaliar novas tecnologias oferecidas ao agricultor para a área de soja e trazer informações reais e transparentes sobre a eficiência de produtos, variedades e manejos, a partir de comparações entre eles, tendo como parceiros os produtores e empresas cerealistas, gerando assim, inúmeros dados e resultados que os pequenos e médios produtores de maneira individual dificilmente conseguiriam, norteando assim sua tomada de decisão.

Para Ruthes, o diferencial do projeto é a possibilidade da união das dúvidas em uma só área e as empresas oferecerem os produtos para avaliação dos produtores. “Assim sabemos qual os melhores custos e teremos um banco de dados útil para todos, provocando as empresas a trazer tecnologias que realmente funcionem”, salienta.

O jovem relata que a experiência do CNA Jovem despertou a vontade de ser melhor, mais eficiente, produtivo e, também, mais humano. “As palestras nos fazem ver o mundo com outros olhos. Além disso, tive a oportunidade de ampliar a minha rede de contatos com jovens de realidades, culturas e conhecimentos tão peculiares e com a mesma paixão: o agro”.

Talita Cristina Taffarel apresentará o “Programa de Sucessão Planejada” com foco no eixo sindical. A iniciativa visa preparar jovens empresários do setor agropecuário para a gestão de empresas rurais e promover o planejamento sucessório por meio de um programa vinculado às associações de classe. “Os jovens e seus familiares desenvolverão planos de gestão de longo prazo em treinamentos presenciais mensais”, explica. 

A jovem considera que os maiores beneficiados são as famílias empresárias rurais vinculadas ao agronegócio que queiram dar continuidade ao negócio familiar por mais de uma geração. “Sou filha de produtores rurais e estou passando pela sucessão familiar. Vendo algumas das dificuldades me motivei a desenvolver esse programa para que cada vez mais empresas rurais continuem firmes e fortes, de geração em geração”. 

Segundo Talita, o CNA Jovem provoca uma mudança interna. “Proporcionou uma reflexão sobre meu propósito de vida e mostrou meu papel no agro e como posso responder de forma positiva para ajudar. Acredito que um líder precisa ser humano, ter um bom relacionamento com todos e se fazer ser entendido com facilidade, porém tendo sua autenticidade e mostrando seu diferencial”, afirma.

O projeto de Diogo Schotten Becker intitulado “Mais Sabor, Mais qualidade de vida com carne suína”, tem foco empresarial e visa conquistar mais adeptos ao consumo da carne levando informações sobre os benefícios e desmistificando algumas histórias sobre o suíno e a forma de produção, fortalecendo a cadeia de produtores independentes. “A intenção é levar informações que não sejam distorcidas e que agreguem ao consumidor uma história, um sentimento e uma razão a mais para viver”, esclarece Becker. 

O jovem enfatiza que com o aumento do consumo interno os maiores favorecidos seriam os produtores independentes. O projeto tem o apoio de diversas instituições supermercadistas, produtores e indústrias além das universidades locais. “No início criaremos a Associação Jovem de Suinocultores com o intuito de fortalecer a entidade e garantir a perpetuidade. Além de reunir produtores, supermercados e indústrias para organizar a forma de atuação nos cursos de gastronomia e culinária”, acrescenta.

Rafael Rodrigo Schuster desenvolveu o projeto “Inovação, Tecnologia e Profissional porteira a dentro e universidade a fora” com foco empresarial. A iniciativa busca promover estágios dos cursos de ciências agrárias dentro das propriedades rurais, formando profissionais mais aptos para o mercado de trabalho.

O jovem considera que muitos serão beneficiados por meio desse projeto. “Cito o ganho da instituição que terá o aluno melhor preparado para entrar no mercado de trabalho. Os alunos poderão aliar a teoria com a prática nas propriedades rurais vivenciando a realidade do campo, e os proprietários rurais receberão visitas regulares dos estagiários, permanecendo mais atualizado e tornando sua atividade viável e mais duradoura”. 

De acordo com Schuster, alguns dos resultados possíveis por meio do projeto serão um mercado de trabalho com profissionais aptos a exercer a atividade com melhor resultado, universidades mas frequentadas e propriedades com mais qualidade de produtos e serviços. Para ele, a participação no CNA Jovem etapa nacional foi um marco em sua trajetória. “Além de conhecer pessoas e realidades diferentes, trago novas ideias para o agro com inovações e uma grande experiência”, finaliza.


TEXTO: ASSESSORIA DE IMPRENSAFOTO: DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança