• Jovens de Criciúma farão peregrinação durante a JMJ

Jovens de Criciúma farão peregrinação durante a JMJ

08 Jul, 2016 00:00:00 - Variedades

Criciúma (SC)

O Setor Juventude da Diocese de Criciúma promove, nos dias 30 e 31 de julho, a Peregrinação da Juventude. A atividade estará em sintonia com a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que acontecerá entre os dias 25 a 31 deste mês, na cidade de Cracóvia, na Polônia. 

Por se tratar de uma peregrinação, a atividade terá início na Catedral São José, em Criciúma, onde os jovens serão acolhidos às 17 horas. Após a celebração da Santa Missa, todos partirão em caminhada até o Santuário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio, percorrendo uma distância de, aproximadamente, onze quilômetros.

Na chegada ao Santuário, por volta das 21 horas, terá início um momento de evangelização através da música, animados pelo grupo Mensageiros de Cristo, de Araranguá. Em seguida, haverá Adoração Eucarística, conduzida pelo neosacerdote, Padre Daniel Zilli Darolt, de Urussanga. A Adoração ao Santíssimo Sacramento se estenderá até a meia-noite. Uma vigília de oração está programada para adentrar a madrugada. A dinâmica só será interrompida às 3 horas, com a oração da Hora da Misericórdia, conduzida pelos jovens que fazem parte da coordenação do Setor Juventude.

Jovens acompanharão a celebração da Missa em Cracóvia

Durante as horas que permanecerão em vigília, os jovens poderão acompanhar, em tempo real, o que estará acontecendo do outro lado do mundo, em Cracóvia. Um telão será instalado dentro do Santuário Diocesano e todos os jovens poderão acompanhar a Missa de encerramento da JMJ, que será transmitida pela internet.

Um grupo de jovens de Criciúma que participará da JMJ, na Polônia, poderá interagir com os jovens que aqui permaneceram, enviando vídeos e fotos, que serão compartilhados durante a Peregrinação. Essa troca virtual auxiliará ainda mais na aproximação entre os jovens que estarão vigília e as atividades que ocorrerão na Jornada Mundial.

Cartaz da Peregrinação é apresentado 

Para a divulgação do evento, foi desenvolvido um cartaz que será utilizado apenas em ambiente virtual. Conforme o coordenador diocesano de pastoral, padre Joel Sávio, serão impressos apenas alguns exemplares, pois a maior força de divulgação será pelas redes sociais, espaço comum da vivência juvenil.
  
De acordo com a designer Karyssa Ramos Scheffer, responsável pela arte, o elemento principal é a interpretação das imagens. “Não queria apenas a figura de um jovem caminhando. Seria muito simplório. Quem olha o cartaz precisa captar tudo o que vai acontecer durante a peregrinação: o link com a Jornada Mundial, o local de partida (Catedral) e o local de chegada (Santuário), os símbolos que lembram a Santa Missa e a vigília, identificadas pelo cálice e pela vela. Até a cor de fundo do cartaz comunica o objetivo da peregrinação, quando a escuridão da noite será vencida pela luz de um novo dia”, ressalta.

Novos dispositivos ajudarão na divulgação

Além do cartaz, spots para rádio e vídeos estão sendo desenvolvidos para auxiliar na divulgação do evento. A proposta é chegar aos mais diferentes espaços midiáticos, propagando a proposta da peregrinação e dando oportunidade para que muitos jovens participem dessa atividade. “Existem muitos jovens que não estão nos Grupos de Jovens e que gostariam de participar de algo como a Peregrinação da Juventude. É para estes que nós queremos ampliar o convite”, reforça padre Joel Sávio, que também acompanha a execução da atividade.

O Setor Diocesano de Juventude é um espaço de articulação das diferentes ações pastorais juvenis da Diocese, entre elas, Comunidade Aliança de Misericórdia, Ministério Jovem e Ministério Universidades Renovadas (da Renovação Carismática Católica), Movimento de Cursilhos de Cristandade, Movimento de Irmãos, Pastoral da Juventude e Pastoral Juvenil Marista.


Jovens da Diocese de Criciúma irão para Cracóvia

Enquanto milhares de jovens estarão reunidos em peregrinação e vigília, na Diocese de Criciúma, 13 jovens da Paróquia São José participarão da JMJ. O grupo embarca no dia 21 de julho, acompanhado por seu pároco, o padre Antônio da Silva Miguel Júnior.

São muitos os anseios dos jovens, que irão se encontrar com a juventude católica do mundo inteiro e com o Papa. “Eu espero diversidade, ainda mais cultural. No Rio de Janeiro, já conhecíamos os costumes, o que poderia acontecer lá, a recepção. Estou muito ansiosa para saber como será a recepção dos poloneses com os demais jovens que irão à Jornada”, afirma a jovem Vanessa Lobo, de 24 anos. Vanessa também está feliz pela oportunidade de reencontrar o Papa. “Ele é uma pessoa muito carismática e que gosta de estar perto de todo mundo, de qualquer maneira”, acrescenta.

Talvez um pouco mais ansiosos do que Vanessa, que já participou da JMJ no Rio, estão os jovens do grupo que irão participar da JMJ pela primeira vez. Um deles é Jean Santana, de 27 anos. “É um complemento da minha vida como católico, um sonho que eu vou realizar”, frisa o jovem. Para ele, o papa Francisco lembra muito João Paulo II. “Quando comecei a participar do grupo de jovens, li a história de São João Paulo II, e o papa Francisco mostra essa mesma vontade de estar junto com a juventude”, enfatiza.

Tamanha é a alegria de outras duas jovensm que quiseram participar da última edição, mas foram impossibilitadas. “Estava tudo certo para eu ir, só que, um mês antes da Jornada, cancelaram a viagem. Não tive mais como ir porque já havia encerrado o prazo de inscrição. Foi frustrante, porque a expectativa era enorme”, relata a jovem Patrícia Mendes Cunha, de 20 anos. Patrícia conta que acompanhou o evento pela televisão. “Só não ficava 24 horas porque estudava, mas acompanhava tudo. Consegui aproveitar muitos momentos pela televisão. Mas é o que digo: ‘Sempre no tempo de Deus’. Colocava sempre em oração: ‘Se for da vontade de Deus, eu vou à próxima’. Hoje vejo a realização de um sonho que é estar junto do Papa, com a juventude, unida à Igreja”, declara.

A mais jovem do grupo é Nathany dos Santos Marques, de 17 anos. Nathany começou a participar, mais ativamente da Igreja, no ano de 2013, à época em que os jovens se preparavam para participar da JMJ no Rio. A idade foi uma barreira, por ser muito nova. “Fui vendo todo o grupo se organizar e já fiquei ansiosa por eles. Então fiquei atenta, pois sabia que teria outra. Começaram a comentar na igreja, e novamente senti vontade de ir, lembrando de tudo o que eles passaram na última. Foi quando surgiu o convite! Para mim, é a realização de um sonho. Já ouço das pessoas: ‘Reze por mim’, ‘lembre de mim quando conseguires chegar perto do Papa’. E não há pessoa mais acolhedora do que ele. Eu o vejo assim: como uma pessoa que ensina o amor, que prossegue com o Evangelho e que nos ensina tantas coisas! A oportunidade de estar perto dele é uma coisa maravilhosa, que eu estou esperando há muito tempo!”, suspira Nathany.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO/DIOCESE DE CRICIÚMA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE