• José Gomes Temporão debate Saúde Coletiva em evento da Unesc

    Doutor em Saúde Coletiva fará palestra aberta ao público nesta sexta

José Gomes Temporão debate Saúde Coletiva em evento da Unesc

22 Mar, 2018 11:24:31 - Educação

Criciúma (SC)

A Unesc recebe esta semana o ex-ministro da Saúde e doutor em Saúde Coletiva, José Gomes Temporão, para a Aula Inaugural do Mestrado em Saúde Coletiva. Em sua vinda para Criciúma, Temporão vai dialogar com estudantes, professores, profissionais e gestores de saúde, e demais pessoas interessadas sobre os “Desafios da saúde brasileira em um mundo em transformação”. O evento é uma realização do PPGSCol (Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) e do Programa de Residência Multiprofissional da Universidade.

Segundo a reitora da Unesc, Luciane Ceretta, a vinda de Temporão é um momento impar para dialogar sobretudo em relação ao momento vivido em relação às políticas públicas de modo geral e a política nacional de saúde de modo geral. “Teremos imensa satisfação em receber aqueles que quiserem discutir e refletir sobre os destinos do SUS no país. Importante salientar que 80% da população tem acesso à saúde exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde”.

A escolha por Temporão para marcar o início das atividades do primeiro semestre de 2018 do Mestrado em Saúde Coletiva e da Residência Multiprofissional se deu pelo desempenho do professor doutor na área. “O doutor José Gomes Temporão é uma das referências de trabalho em Saúde Coletiva e vem colaborando há muito tempo para o desenvolvimento de políticas públicas na área. A ideia de fazer um evento aberto ao público tem o objetivo de oportunizar que profissionais de saúde de toda a Amrec e Amesc possam participar deste momento que também será de reflexão sobre o assunto”, afirma a coordenadora do PPGSCol, Lisiane Tuon.

O coordenador do Programa de Residência Multiprofissional da Unesc, Jacks Soratto, lembra que a Aula Inaugural será também uma possibilidade de estudantes dos cursos de graduação, pós e mestrado da Universidade ampliarem o debate sobre Saúde Coletiva na região.

Unesc na Saúde Coletiva

Nos últimos 15 anos tem se engajado fortemente na região com as iniciativas que movimentam a Saúde Coletiva. Em 2003 a Universidade participou da implantação dos Polos de Educação Permanente em Saúde e a Unesc sediou o Polo da Região Carbonífera. Em 2008 a Instituição ingressa no Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde, com projetos como especializações na área financiadas pelo Ministério da Saúde. No mesmo ano, a Unesc integra a Rede Nacional do Programa do Programa de Educação pelo Trabalho na Saúde, com a finalidade de qualificar não só trabalhadores da saúde mas também acadêmicos, preparando eles para o cenário de práticas que conviveriam após a formação.

Em 2009 a Unesc aprova o seu primeiro Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva, com cerca de 20 residentes de todos os cursos da área da Saúde – que anualmente vem sendo renovado. Em 2015 a Universidade aprovou junto a capes o seu o Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, com profissionais formados já atuando na região. Recentemente, a Unesc lançou o Núcleo de Saúde Coletiva, para contribuir com a área no Sul do Estado

Segundo a reitora da Unesc, Luciane Ceretta, a Universidade é um local de conhecimento científico e a Saúde Coletiva é uma das que mais produz dentro esse tipo de conhecimento dentro da saúde. “A Unesc ela se posiciona sempre defendendo todas as políticas públicas de saúde. Primeiro, porque é um direito constitucional e na sequencia porque a Saúde Coletiva e as áreas que a compõem como por exemplo, a promoção da saúde são essenciais para a preservação da vida humana, então a Instituição trabalha fortemente com programas que produzem conhecimento, que produzem educação em saúde, informações para o autocuidado e portanto, contribui muito com a comunidade”, afirma a reitora.

Ex-ministro se destaca pelo trabalho em prol da Saúde Coletiva

Temporão atua como professor e pesquisador do Departamento de Administração e Planejamento de Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz. Ao se especializar em Doenças Infecciosas e Tropicais, teve o contato inicial com a área de Saúde Pública. Posteriormente, destacou-se ao participar do movimento sanitarista, que resultou na criação do SUS (Sistema Único de Saúde).

Durante a sua gestão INCA (Instituto Nacional do Câncer), foram implantados o Projeto de Humanização e o processo de Acreditação Hospitalar em todas as unidades assistenciais, além da criação do Banco Nacional de Tumores e DNA e da Campanha de Doação de Medula Óssea em todo o território nacional. O médico sanitarista também participou do Grupo de Trabalho Intergovernamental de Composição Aberta da Convenção-Quadro, e do grupo de conselheiros internacionais para desenvolvimento de uma estratégia global para o controle do câncer, ambos no âmbito da Organização Mundial da Saúde.

Em julho de 2005 ele deixou o INCA para chefiar a Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde. Em março de 2007 foi nomeado Ministro da Saúde, cargo que exerceu até 2011.

Formação acadêmica de José Gomes Temporão

• Médico pela Faculdade de Medicina da UFRJ  (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

• Especialista em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela UFRJ

• Especialista em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz

• Especialista em Planejamento de Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz

• Mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz

• Doutor em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro)

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança