• Jornada Satc promove dia de conhecimento e amizades

    Evento realizado nesta quinta-feira na Satc recebeu mais de 2 mil visitantes

Jornada Satc promove dia de conhecimento e amizades

17 Ago, 2018 13:57:50 - Educação

Criciúma (SC)

Um dia para estimular o conhecimento, descobertas e novas amizades. Espalhados pelo campus da Satc, centenas de estudantes de escolas públicas e particulares da região, aproveitaram a quinta-feira (16) para uma nova forma de integração. A Jornada Satc 2018, reuniu diferentes tribos e proporcionou momentos especiais, como a técnica que permite desvendar crimes por meio da química forense, ou dicas básicas para que não flopar nas redes sociais. “Valeu muito a pena mostrar para os alunos da Satc e para estudantes de fora o conhecimento produzido por aqui. A Jornada demonstrou que a Satc está conectada às transformações do mundo atual”, ressaltou o coordenador de Marketing da Satc Gutemberg Geraldes.

A curiosidade moveu os alunos que buscaram algo diferente, como aprender a ser um CSI, observando os princípios da química forense. A oficina realizada foi uma das que mais atraiu os jovens. “Os alunos assistem séries e acham que aquilo não é real, e mostramos como é feito. Realizamos os testes de impressão digital e o de sangue, mostrando a realidade da química”, explica a professora do curso técnico em Química Morgana Sartor Faraco.

Para a estudante do Centro Educacional e Científico Espaço, de Braço do Norte, Samara Mendes Candido, a oficina de química foi interessante e desperta o conhecimento. “Eu escolhi a oficina porque eu tenho o interesse de fazer um concurso público para ser detetive”, comenta a aluna do 1º ano.

Novas tecnologias, tendências e mudanças no mercado de trabalho também fizeram parte da atividades da Jornada. Entender mais sobre Big Data, Mobilidade e Vacas Conectadas foi a proposta da talk com o professor Gustavo De Lucca, que abordou as facilidades que a evolução da tecnologia trouxe. “É um tema que está mudando as empresas. Hoje elas não são famosas pelos seus produtos, mas pelas informações que elas detêm”, ressaltou.

Escola de Nova Veneza vence desafio

As escolas participantes da Jornada Satc disputaram prêmios em dinheiro do melhor vídeo com o tema “Quem te inspira a ser você”. A turma 3001, da Escola Humberto Hermes Hoffmann, de Nova Veneza, foi a grande vitoriosa levando R$ 2 mil para casa. O vídeo da equipe tratou sobre livros, fé e a família.

“Eles trabalharam muito e fizeram um trabalho excelente. Este dinheiro será usado na formatura do dia 21 de dezembro”, comemorou a professora Marlene Damiani Romagna.

Das turmas de 1º e 2º ano, os ganhadores do dia foram os alunos da 1020 da Satc de Turvo. A coordenadora Adriana Just recebeu a premiação.

Espaço para educadores

Além dos estudantes, os professores que acompanharam as turmas também tiveram momentos exclusivos. Palestras foram direcionadas, pensando em temas atuais, como metodologias ativas e o uso da metodologia positiva na prática pedagógica.

A professora de Português e Inglês da EEF São Cristovão, Sarah Zilli, a proposta foi interessante, principalmente buscando o aprimoramento dos professores. “É o primeiro colégio que eu pude ver que fez um evento durante todo o dia e que abriu uma oportunidade de outras instituições estarem presentes”, completou a educadora.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE