• Joinville Jazz Big Band realiza três concertos gratuitos esta semana

Joinville Jazz Big Band realiza três concertos gratuitos esta semana

05 Jul, 2017 11:00:57 - Variedades

Joinville (SC)

Esta semana a Joinville Jazz Big Band realiza três concertos gratuitos ao público. Sábado (08), a apresentação será às 12h30min, na Escola Municipal Pastor Hans Müller. Já no Domingo (09), tem shows às 11 horas, na Feira do Príncipe, e às 15 horas, na unidade do Sesc do bairro Vila Nova.

Sob a direção geral de Gledison Zabote, direção musical de Marcos Archetti e codireção musical e administrativa de Cledemilson Silva, 17 instrumentistas, divididos em quatro naipes (saxofones/flautas, trombones, trompetes e seção rítmica), executam um variado leque de propostas estilísticas, que vai do jazz ao maracatu, com foco em um repertório mais autoral, com temas compostos e arranjados pelos músicos da Joinville Jazz Big Band, que farão parte do primeiro CD do grupo.

Primeira Big Band Jazzística do município de Joinville, a Joinville Jazz Big Band foi idealizada pelo músico Gledison Zabote e iniciou os trabalhos em setembro de 2011. De forma voluntária, músicos profissionais e amadores que possuíam interesse em aprender e desenvolver a linguagem do jazz nesta formação, mas que não encontravam espaços formais para aprimorá-la, decidiram montar a Big Band e iniciar os primeiros ensaios.

Com patrocínio da Prefeitura de Joinville e da Secretaria de Cultura e Turismo, por intermédio do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura – SIMDEC, modalidade Manutenção de Grupo, a Joinville Jazz Big Band desenvolve um projeto de formação continuada com os seus integrantes. Em encontros quinzenais, realizados as segundas-feiras, a partir das 19 horas, no Sesc,  além dos Ensaios por Naipes e Ensaios Gerais, os músicos farão a Oficina “Ritmo e Harmonia do Sul”, ministrada por Marcos Archetti, e a Oficina “Improvisação Melódica - Léxico e Tradição”, aplicada por Gledison Zabote.

Além da manutenção e aprimoramento do grupo atual, o projeto está habilitando “Novos Talentos”, através de Oficinas realizadas entre os integrantes da JJBB e músicos da cidade de Joinville e região com interesse nesta linguagem musical. Mais de 40 alunos participam da ação Novos Talentos, que faz parte do projeto Joinville Jazz Big Band para 2017, com Oficina de Prática de Big Band, ministrada por Marcos Archetti, Oficina de Técnica de Improvisação, aplicada por Gledison Zabote, e participação nos Ensaios por Naipes e Ensaios Gerais da Big Band.

Como forma de contrapartida social, o desenvolvimento do trabalho realizado com os integrantes da Joinville Jazz Big Band, será apresentado na forma de seis Concertos Didáticos, em diversos locais e projetos do município, com acesso gratuito ao público. As atividades da Ação Novos Talentos também são gratuitas aos alunos como forma de contrapartida social do projeto.  

Este trabalho de formação transformou a Joinville Jazz Big Band em referência de qualidade musical, lotando todas as apresentações que tem realizado. Destacam-se os concertos com participação do baterista Sergio Gomes e da cantora Ana Paula da Silva, em 2013, no Teatro do Sesc Joinville. Em 2014, os concertos com arranjos e regência de Rafael do Santos no Porão da Liga; com arranjos de Marcos Archetti e participação do Quarteto Enraizados, no Teatro do Sesc Joinville; no Panorama Musical do Sesc em Jaraguá do Sul; e dois shows no Teatro do Sesc Joinville. Em 2015, Concerto de Aniversário no Teatro Juarez Machado, com participações da cantora Lily Blumerants e do trombonista Sergio Coelho; e no Aldeia Palco Giratório do Sesc, no Teatro Municipal de Itajaí, com participações de Lily Blumerants e Sergio Coelho. Em 2016, o Show de 5 Anos da Joinville Jazz Big Band, com participações especiais dos músicos Alegre Corrêa, Gabriel Vieira e Lily Blumerants, no Teatro Juarez Machado; e o Show no TAC 7:30, com Lily Blumerants, Alegre Corrêa e Gabriel Vieira, no Teatro Álvaro de Carvalho.

Formação:

Saxofones/flautas: Ernst Klipp (coordenador de naipe, sax tenor e flauta), Jônatas Silveira (sax alto), Manoel Coutinho Madruga (sax alto), André Leitzke (sax tenor), e Eduardo Santos (sax barítono e flauta). Trombones: Everton Luis Alves (coordenador de naipe), Eliton Faria, Misael Kautnick, e Ezequiel dos Santos. Trompetes: Jairo Alexandre Espindula (coordenador de naipe), Joel Roberto de Moraes, Jonatan de Souza Nunes, e Jedielson Soares.  Sessão Rítmica: Michel Falcão (coordenador de naipe e contrabaixo), Rafael Vieira (bateria), Fabio Oliveira (piano), e Cledemilson Silva (guitarra). Direção Geral e Produção Executiva: Gledison Zabote. Direção Musical e Arranjos: Marcos Archetti. Codireção Musical e Administrativa: Cledemilson Silva.

SERVIÇO:

Apresentação da Joinville Jazz Big Band
Escola Municipal Pastor Hans Müller
Dia 08/07 - Sábado - Às 12h30min
Rua Pastor Hans Müller, 102 – Glória - Joinville - SC
Gratuita

Apresentação da Joinville Jazz Big Band
Feira do Príncipe
Dia 09/07 - Domingo - Às 11 horas
Praça Nereu Ramos - Centro - Joinville - SC
Gratuita

Apresentação da Joinville Jazz Big Band
Sesc Vila Nova
Dia 09/07 - Domingo - Às 15 horas
Rua Alwin Pasold, s/nº - Vila Nova - Joinville – SC
(fundos da Subprefeitura Regional Oeste)
Gratuita

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal