• Joinville Jazz Big Band oferece vagas gratuitas em Oficina de Técnicas de Improvisação

Joinville Jazz Big Band oferece vagas gratuitas em Oficina de Técnicas de Improvisação

20 Nov, 2017 10:14:09 - Variedades

Joinville (SC)

A Joinville Jazz Big Band realiza nos dias 22, 25 e 28 de novembro e 02 de dezembro, a Oficina de Técnica de Improvisação, ministrada pelo saxofonista, diretor geral e produtor executivo do projeto, Gledison Zabote. As vagas gratuitas, porém limitadas. As inscrições podem ser feitas até sábado, 18/11, pelo e-mail: gledisonzabote@yahoo.com.br (confira os horários e locais na nota de serviço).

A Oficina “Técnicas de Improvisaçāo” abordará conceitos de improvisação e teoria do jazz, é aberta para todos os níveis e instrumentos, e será aplicada em quatro módulos de 3h30min. Os requisitos para participar são possuir instrumento, conhecimento básico das escalas maiores e menores, e mínima leitura musical.

A oficina alternará momentos teóricos e práticos, onde os alunos poderão por em prática as noções adquiridas exercitando-se com o próprio instrumento. Serāo visitados conceitos importantes para a improvisação jazz, como: Escalas e suas relações com os acordes; Conhecimento das estruturas formais como Blues, Canção (Songs), Rythm & Changes etc; Improvisação a partir da variação da melodia; Improvisação por acorde; Improvisaçāo por centro tonal; Desenvolvimento de motivos rítmicos e melódicos; e Improvisaçāo modal. Na parte prática serão afrontados musicas que fazem parte da tradição do jazz e da musica brasileira.

Esta ação, denominada Novos Talentos, faz parte do projeto Joinville Jazz Big Band para 2017, e tem o patrocínio da Prefeitura de Joinville e da Secretaria de Cultura e Turismo, por meio do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura – SIMDEC, modalidade Manutenção de Grupo.

Além de quatro módulos da Oficina de Técnica de Improvisação, aplicada pelo diretor geral e produtor executivo do projeto, Gledison Zabote, os inscritos participarão de seis módulos da Oficina de Prática de Big Band, de seis Ensaios por Naipes e seis Ensaios Gerais, onde os músicos integrantes da JJBB e os Novos Talentos trocaram conhecimentos e conceitos de uma Big Band. As oficinas e participação nos ensaios são gratuitas aos alunos, como uma das formas de contrapartida social do projeto.  

 “Com esta iniciativa a Joinville Jazz Big Band dá mais um importante passo para implementar uma escola de jazz, com o intuito de capacitar os músicos com conhecimentos técnicos e teóricos.  Além da manutenção e aprimoramento do grupo atual, o projeto está habilitando “Novos Talentos”, através de Oficinas realizadas entre os integrantes da JJBB e músicos da cidade de Joinville e região com interesse nesta linguagem musical”, defende Zabote.

Paralelamente, os integrantes da JJBB participam da capacitação continuada em encontros quinzenais, realizados as segundas-feiras, a partir das 19 horas, no Sesc Joinville. As atividades tiveram início no dia 16 de janeiro, e contemplam além dos Ensaios por Naipes e Ensaios Gerais, a Oficina “Ritmo e Harmonia do Sul”, ministrada por Marcos Archetti, e dividida em dois encontros de quatro horas; e a Oficina “Improvisação Melódica - Léxico e Tradição”, aplicada por Gledison Zabote, em um encontro de quatro horas.

Como forma de contrapartida social, o desenvolvimento do trabalho realizado com os integrantes da Joinville Jazz Big Band, será apresentado na forma de seis Concertos Didáticos, em diversos locais e projetos do município, com acesso gratuito ao público.

Joinville Jazz Big Band

Primeira Big Band Jazzística do município de Joinville, a Joinville Jazz Big Band foi idealizada pelo músico Gledison Zabote e iniciou os trabalhos em setembro de 2011. De forma voluntária, músicos profissionais e amadores que possuíam interesse em aprender e desenvolver a linguagem do jazz nesta formação. Como não encontravam espaços formais para aprimorá-la, decidiram montar a Big Band e iniciar os primeiros ensaios. Hoje expande esta troca de conhecimentos para outros músicos, através da Ação Novos Talentos.

Sob a coordenação de Gledison Zabote e direção musical de Marcos Archetti, 17 instrumentistas, divididos em quatro naipes (saxofones/flautas, trombones, trompetes e seção rítmica), executam um repertório que alia clássicos do jazz e da música brasileira, a arranjos especialmente realizados para a formação de repertório mais moderno e obras autorais.

Com apoio do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura – SIMDEC realiza um projeto de formação continuada com capacitação em harmonia/improvisação, capacitação rítmica, elaboração de arranjos originais, ensaios por naipe e ensaio geral.

Este trabalho transformou a Joinville Jazz Big Band em referência de qualidade musical, lotando todas as apresentações que tem realizado. Destacam-se os concertos com participação do baterista Sergio Gomes e da cantora Ana Paula da Silva, em 2013, no Teatro do Sesc Joinville. Em 2014, os concertos com arranjos e regência de Rafael do Santos no Porão da Liga; e com arranjos de Marcos Archetti e participação do Quarteto Enraizados, no Teatro do Sesc Joinville; no Panorama Musical do Sesc em Jaraguá do Sul; e dois shows no Teatro do Sesc Joinville. Em 2015, Concerto de Aniversário no Teatro Juarez Machado, com participações da cantora Lily Blumerants e do trombonista Sergio Coelho; e no Aldeia Palco Giratório do Sesc, no Teatro Municipal de Itajaí, com participações de Lily Blumerants e Sergio Coelho. Em 2016, o Show de 5 Anos da Joinville Jazz Big Band, com participações especiais dos músicos Alegre Corrêa, Gabriel Vieira e Lily Blumerants, no Teatro Juarez Machado; e o Show no TAC 7:30, com Lily Blumerants, Alegre Corrêa e Gabriel Vieira, no Teatro Álvaro de Carvalho. Em 2017 destacam-se o Concerto de 6 Anos da JJBB, no Teatro Juarez Machado e Apresentação no 20º Festival de Música de Itajaí.

Nos shows o grupo apresenta um variado leque de propostas estilísticas, que vai do jazz ao maracatu, com foco em um repertório mais autoral, com temas compostos e arranjados pelos músicos da Joinville Jazz Big Band, que farão parte do primeiro CD do grupo.

Formação:

Saxofones/flautas: Ernst Klipp (coordenador de naipe, sax tenor e flauta), Jônatas Silveira (sax alto), Manoel Coutinho Madruga (sax alto), André Leitzke (sax tenor), e Eduardo Santos (sax barítono e flauta). Trombones: Everton Luis Alves (coordenador de naipe), Eliton Faria, Misael Kautnick, e Ezequiel dos Santos. Trompetes: Jairo Alexandre Espindula (coordenador de naipe), Joel Roberto de Moraes, Jonatan de Souza Nunes, e Jedielson Soares.  Sessão Rítmica: Michel Falcão (coordenador de naipe e contrabaixo), Rafael Vieira (bateria), Fabio Oliveira (piano), e Cledemilson Silva (guitarra). Codireção Musical e Administrativa: Cledemilson Silva. Direção Geral e Produção Executiva: Gledison Zabote. Direção Musical e Arranjos: Marcos Archetti.

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTOS/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal