• Joinville Jazz Big Band inicia 2017 com projetos

Joinville Jazz Big Band inicia 2017 com projetos

24 Fev, 2017 14:35:44 - Variedades

Joinville (SC)


A Joinville Jazz Big Band dá mais um importante passo para implementar uma escola de jazz.  Além da manutenção e aprimoramento do grupo, o projeto apoiado pelo Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura, irá capacitar “Novos Talentos”, através de Oficinas realizadas entre os integrantes da JJBB e músicos da cidade de Joinville e região que tenham interesse em experimentar esta linguagem musical.


Nesta ação de expansão denominada Novos Talentos serão realizadas uma Oficina de Prática de Big Band, ministrada pelo Diretor Musical da JJBB, Marcos Archetti, em seis etapas de duas horas; uma Oficina de Técnica de Improvisação, aplicada pelo diretor geral e produtor executivo do projeto, Gledison Zabote, em quatro módulos de três horas e meia;  seis participações como ouvinte durante os Ensaios por Naipes, com duração de uma hora a cada dois meses, quando os músicos integrantes da JJBB terāo a possibilidade de ensinar e transmitir o aprendido para estes estudantes; e seis participações como ouvinte durante os Ensaios Gerais, com duração de duas horas a cada dois meses, onde os alunos poderão absorver conceitos de uma big band.


“Nosso objetivo, desde o início dos trabalhos em 2011, foi consolidar o trabalho do grupo e transformar a JJBB em uma Escola de Jazz, com o intuito de capacitar futuros músicos com conhecimentos técnico e teórico. Através do Novos Talentos a Joinville Jazz Big Band completará mais uma etapa deste ciclo pedagógico”, argumenta Zabote. O público alvo do Novos Talentos são alunos das escolas de músicas de Joinville, alunos da Casa da Cultura, músicos das bandas de igrejas, alunos da Banda do Corpo de Bombeiros, músicos autodidatas e afins. “A proposta da ação Novos Talentos tem um caráter agregador e não é direcionada apenas a jovens prodígios, mas tem por objetivo descobrir novas pessoas interessadas pela linguagem do Jazz, sem discriminação de idade ou nível musical”, explica Archetti.


As oficinas e participação nos ensaios serão gratuitas aos alunos, como uma das formas de contrapartida social do projeto. São necessários domínio mínimo do instrumento e conhecimento básico de leitura musical. O início das atividades será no dia 18 de março, na Escola Municipal Pastor Hans Müller. As inscrições podem ser feitas até o dia 11 de março pelo email: marcosarchettimusica@gmail.com.


Ficha de inscrição e mais informações em:

https://upacultura.wordpress.com/2017/02/24/joinville-jazz-big-band-inicia-2017-com-projeto-de-capacitacao-de-novos-talentos/

 

Capacitação Continuada


Em 2017 as atividades com os integrantes da JJBB tiveram início no dia 16 de janeiro. Este ano os Ensaios por Naipes serão gerenciados pelos coordenadores de núcleos: saxofones – Ernst Werner Klipp; trompetes – Jairo Alexandre Espindola; trombones - Everton Luis Alves; seção rítmica (cozinha) – Michel Falcão, com curadoria do Diretor Musical Marcos Archetti. Os encontros terão três horas de duração e serão realizados uma vez ao mês, alternados com os Ensaios Gerais. Os Ensaios Gerais serão gerenciados pelo Diretor Musical e Coordenador de Ensaios Geral (Marcos Archetti) e pelo Auxiliar de Ensaios Gerais (Cledemilson da Silva) e acontecerão mensalmente (alternados com os Ensaios de Naipes), com três hora e meia de duração.


O foco principal da capacitação continuada é o desenvolvimento técnico para “Improvisação”, sob a ótica dos três principais elementos da música: Melodia, Harmonia e Ritmo. Para atender este objetivo será ministrada por Marcos Archetti a Oficina “Ritmo e Harmonia do Sul”, dividida em dois encontros de quatro horas; e a Oficina “Improvisação Melódica - Léxico e Tradição”, aplicada por Gledison Zabote, em um encontro de quatro horas.

Como forma de contrapartida social, o desenvolvimento do trabalho realizado pela Big Band, será apresentado na forma de seis Concertos Didáticos, em diversos locais e projetos do município, com acesso gratuito ao público.

A Joinville Jazz Big Band reúne-se quinzenalmente, a partir das 19 horas, na Escola Municipal Pastor Hans Müller, para as suas atividades de formação e ensaios. O projeto tem apoio cultural da Prefeitura de Joinville e Fundação Cultural de Joinville, por meio do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura – SIMDEC.

 

Joinville Jazz Big Band


Primeira Big Band Jazzística do município de Joinville, a Joinville Jazz Big Band foi idealizada pelo músico Gledison Zabote e iniciou os trabalhos em setembro de 2011. De forma voluntária, músicos profissionais e amadores que possuíam interesse em aprender e desenvolver a linguagem do jazz nesta formação, mas que não encontravam espaços formais para aprimorá-la, decidiram montar a Big Band e iniciar os primeiros ensaios.

Sob a coordenação de Gledison Zabote e direção musical de Marcos Archetti, 17 instrumentistas, divididos em quatro naipes (saxofones/flautas, trombones, trompetes e seção rítmica), executam um repertório que alia clássicos do jazz e da música brasileira, a arranjos especialmente realizados para a formação de repertório mais moderno e obras autorais.


Com apoio do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura – SIMDEC realiza um projeto de formação continuada com capacitação em harmonia/improvisação, capacitação rítmica, elaboração de arranjos originais, ensaios por naipe e ensaio geral. Este trabalho transformou a Joinville Jazz Big Band em referência de qualidade musical, lotando todas as apresentações que tem realizado. Destacam-se os concertos com participação do baterista Sergio Gomes e da cantora Ana Paula da Silva, em 2013, no Teatro do Sesc Joinville. Em 2014, os concertos com arranjos e regência de Rafael do Santos no Porão da Liga; com arranjos de Marcos Archetti e participação do Quarteto Enraizados, no Teatro do Sesc Joinville; no Panorama Musical do Sesc em Jaraguá do Sul; e dois shows no Teatro do Sesc Joinville. Em 2015, Concerto de Aniversário no Teatro Juarez Machado, com participações da cantora Lily Blumerants e do trombonista Sergio Coelho; e no Aldeia Palco Giratório do Sesc, no Teatro Municipal de Itajaí, com participações de Lily Blumerants e Sergio Coelho. Em 2016, o Show de 5 Anos da Joinville Jazz Big Band, com participações especiais dos músicos Alegre Corrêa, Gabriel Vieira e Lily Blumerants, no Teatro Juarez Machado; e o Show no TAC 7:30, com Lily Blumerants, Alegre Corrêa e Gabriel Vieira, no Teatro Álvaro de Carvalho.


Nos shows o grupo apresenta um variado leque de propostas estilísticas, que vai do jazz ao maracatu, com foco em um repertório mais autoral, com temas compostos e arranjados pelos músicos da Joinville Jazz Big Band, que farão parte do primeiro CD do grupo.

 

Formação:


Saxofones/flautas: Ernst Klipp (coordenador de naipe, sax tenor e flauta), Jônatas Silveira (sax alto), Manoel Coutinho Madruga (sax alto), André Leitzke (sax tenor), e Eduardo Santos (sax barítono e flauta). Trombones: Everton Luis Alves (coordenador de naipe), Eliton Faria, Misael Kautnick, e Samuel Gessner. Trompetes: Jairo Alexandre Espindula (coordenador de naipe), Joel Roberto de Moraes, Jonatan de Souza Nunes, e Jedielson Soares.  Sessão Rítmica: Michel Falcão (coordenador de naipe e contrabaixo), Rafael Vieira (bateria), Fabio Oliveira (piano), e Cledemilson Silva (guitarra). Direção Geral e Produção Executiva: Gledison Zabote. Direção Musical e Arranjos:Marcos Archetti.


TEXTO: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

FOTO: DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE