• Jogos Paralímpicos Rio 2016 - Reflexões para novas gerações

Jogos Paralímpicos Rio 2016 - Reflexões para novas gerações

14 Set, 2016 11:22:29 - Artigo

Criciúma (SC)

Os JogosParalímpicos do Rio 2016 vem nos trazendo uma reflexão sobre acessibilidade e inclusão para pessoas com deficiência.De acordo com os números oficiais de 2015, temos 6,2% dos mais de 200 milhões de brasileiros portando alguma deficiência. Os problemas para eles são inúmeros: faltam sinais sonoros em semáforos, calçadas adequadas, transporte coletivo com elevadores de cadeiras de roda e outras dificuldades,desde a mobilidade urbana até a própria aceitação por parte da sociedade.

Os Jogos Paralímpicos são considerados o maior evento no Mundo para atletas portadores de deficiência motora ou intelectual, e certamente servirão para uma reflexão sobre a inclusão dessas pessoas com deficiência no ambiente social.Por meio do esporte, o sujeitopode resgatar a autoestima, seu papel social e mostrar seu potencial. Valores como superação, espírito de equipe, solidariedade, disciplina, respeito, essenciais para uma sociedade mais ética e humana, são ainda mais evidenciados nas competições.

Nossopaís atualmente é considerado uma potência paralímpica e este cenário favoreceum debate sobre questões referentes ao preconceito, acessibilidade e oportunidades para pessoas portadoras de deficiência, para que sejam mais aprofundadas no sentido de trazer resolutividade para os problemas existentes. É importante ressaltar que, mais do que inclusão, é preciso integrar estas pessoas na sociedade.

Na natação do Colégio Marista de Criciúma temos um exemplo detratamento igualitário e oportunidade. Os atletas de Paradesporto dividem a piscina no mesmo horário em que os outros atletas da equipe de rendimento. Os benefícios, em termos de resultados pessoais e esportivos vão muito além do esporte. O atleta sente-se não só incluído, mas integrado à equipe, como um indivíduo que também dá sua contribuição para o resultado coletivo.

Entendemos que para determinados esportes talvez isto não seja possível, até pela especificidade de cada modalidade, mas o que fica é um exemplo de qual deve ser o olhar diante das oportunidades que possamos oferecer para estas pessoas, e qual deve ser o tipo de tratamento, sem distinção e de maneira respeitosa.

Este olhar sem distinção e de respeito com portadores de deficiência motora ou intelectual deve transcender o campo esportivo. Se no esporte eles provam ser capazes, por que não aceita-los em nosso meio?Uma sociedade digna e justa somente é possível quando se faz uma política para todos. Os investimentos precisam ser feitos de maneira estrutural e principalmente cultural. É preciso alteridade por parte da população e do Estado, para que as políticas públicas de acessibilidade tenham real efetividade.

No dia 18 de Setembro, dia em que se encerram as Paralímpiadas do Rio 2016, certamente sairemos vencedores no âmbito esportivo com muitas medalhas de nossos atletas, porém o que precisamos mesmo é terminar estes jogos com um novo olhar, onde a dimensão humana esteja acima dos resultados e possamos um dia ter um país onde as oportunidades sejam possibilidade de todos, sem distinção, livres de preconceito e pautada pelo respeito.

Fábio Machado Fernandes – CREF 008249 – G/SC. Supervisor de Educação Física do Colégio Marista Criciúma.

Sobre o Colégio Marista Criciúma

Inspirado em valores sólidos e acompanhando as mudanças da sociedade, o Colégio Marista Criciúma, parte do Grupo Marista, baseia-se na excelência de mais de 50 anos em Educação para formar agentes de transformação. Localizado na cidade de Criciúma (SC), contribui no desenvolvimento de gerações de profissionais, líderes sociais, expoentes na política, nas ciências e nas artes. Seus 1.400 alunos dispõem de ampla infraestrutura e uma aprendizagem que inicia na Educação Infantil e se aprofunda ao longo dos Ensinos Fundamental e Médio. O compromisso com os resultados envolve preparação para todas as provas da vida. Outras informações, acesse: www.colegiosmaristas.com.br

Sobre o Grupo Marista

No Brasil desde 1897, o Instituto Marista divide-se em unidades administrativas no País. Uma delas é o Grupo Marista – presente no Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, na cidade de Goiânia e no Distrito Federal, além de filiais da FTD em nove estados – com atuação nas áreas de Educação, Solidariedade, Saúde e Comunicação, por meio de uma agremiação de organizações sem fins econômicos. Na Educação, seus colégios, centros técnicos e universidades formam mais de 60 mil pessoas anualmente e ampliam o conhecimento com a publicação de 34 milhões de livros em editoras próprias. 

A Rede Marista de Solidariedade atende diretamente 16 mil crianças e jovens de maneira contínua, além de atuar em todas as frentes do Grupo Marista a partir de programas com base na promoção e defesa dos direitos das infâncias e juventudes, bem como estratégias de incidência política e fomento à educação para a solidariedade. Na Saúde, seus hospitais realizam 443 mil atendimentos ao ano e proporcionam ações dehumanização,conscientização e prevenção. Na Comunicação, suas rádios prezam pela difusão de conhecimento, cultura e cidadania. E, diariamente, seus cerca de 14 mil colaboradores vivenciam e disseminam valores humanos, cristãos e Maristas para formar cidadãos éticos, justos e solidários. Outras informações, acesse: www.grupomarista.org.br


TEXTO: FÁBIO MACHADO FERNANDES

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE