Joaquim Reichmann mostra os sinais do cisto sinovial

31 Jan, 2017 18:03:22 - Saúde

Chapecó (SC)

Benignos, eles podem se desenvolver ao longo de um tendão ou articulação e são mais comuns no pulso, joelho e quadril. No entanto, também podem se formar no ombro, cotovelo, dedos da mão, parte superior do pé (dorso) e tornozelo. Geralmente são indolores, porém podem causar compressões de estruturas vizinhas, o que provoca dor, perda de força e/ou sensibilidade na região afetada. 

Se você identificou algumas destas características em determinada articulação, é possível que o diagnóstico seja de cisto sinovial - nódulo firme e cheio de líquido sinovial. As queixas mais frequentes do problema estão relacionadas às questões estéticas. 

O médico ortopedista e traumatologista Joaquim Reichmann, explica que entre os fatores de risco para o surgimento dos nódulos estão relacionadas à osteoartrite, artrite reumatoide, trauma agudo ou crônico, instabilidade articular e lesões por movimento repetitivo. “O risco é maior para quem desempenha atividades repetitivas”, alerta. 

Segundo Reichmann, os cistos não têm sinais inflamatórios e o diagnóstico é feito principalmente por meio do exame físico, já que eles são formados para fora das articulações, o que possibilita palpar e visualizar facilmente. Quando são pequenos e ocultos podem ser descobertos pela ultrassonografia ou pela ressonância magnética.

O tratamento depende do tamanho e dos sintomas apresentados e pode ser feito com fisioterapia, acupuntura, cirurgia ou uso de medicações, normalmente corticoide. Os cistos que são indolores e não causam danos funcionais não necessitam de intervenção e podem apenas ser observados. O uso de uma tala sobre ele ajuda a manter o punho em repouso e a pressionar o conteúdo do cisto.

Outro método para tratar inclui a aspiração do líquido do cisto com uma agulha, no consultório médico com anestesia local. Os casos resistentes à abordagem clínica podem ser tratados com cirurgia. No entanto, de acordo com Reichmann, embora o procedimento cirúrgico seja simples, deve ser indicado apenas como última opção de tratamento.


TEXTO: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE