• Jimmy Ogro desmistifica o ato de cozinhar em evento

Jimmy Ogro desmistifica o ato de cozinhar em evento

27 Jul, 2017 15:55:59 - Variedades

Balneário Camboriú (SC)

“Cozinhar é tão divertido quanto comer”. Com essa frase o chef Jimmy McManis abriu o evento “Cozinha para todos – Um encontro com o Chef Jimmy Ogro”, que encerrou a programação paralela da 8ª edição do festival gastronômico Balneário Saboroso. Com muita irreverência, Jimmy defendeu que é preciso desmistificar o ato de cozinhar e se reaproximar da cozinha de casa. “Cozinhar é um ato de amor, aproxima as pessoas e torna a vida muito mais completa e interessante”, comenta.

O interesse pela gastronomia surgiu cedo: aos oito anos Jimmy  já cozinhava com a mãe. Em 2012, a paixão falou mais alto e ele largou a profissão de designer para investir no site Ogrostronomia, que comandava junto de dois amigos. Para o evento em Balneário Camboriú, Jimmy preparou um jantar completo, com entrada, prato principal e sobremesa. Já de início ele aconselhou o público a sempre começar a preparação pelos pratos que demoram mais tempo e iniciou com a sobremesa, porque precisa de um tempo na geladeira: um tiramissu de Stout, que leva cerveja escura, pão de ló, nata, açúcar e cacau em pó. O prato promete agradar todos os paladares por aguçar as quatro regiões das papilas gustativas: doce, salgado, amargo e azedo.

Em seguida preparou um rosbife de filé mignon bovino e salada de folhas amargas. Nesta receita ele destacou a temperatura e o tempo de cozimento da carne, que não deve ser alterado: 30 minutos a 180°. Para completar o prato, Jimmy aconselhou o público a brincar, alternar temperos e folhas. “Você não precisa fazer exatamente como está na receita e isto vale para tudo. O ideal é fazer igual pela primeira vez, e depois ir trocando os ingredientes, até deixar o prato com a sua cara. Não existe limite na cozinha, você conhecendo as folhas, os temperos, criando uma memória sensorial, pode criar infinitas possibilidades”, diz. Jimmy também lembrou que é fundamental selar ou cobrir a carne com alguma gordura, para preservar seus sucos e garantir o sabor e a suculência. Outra dica foi para a salada: ela deve ser rasgada com as mãos e nunca com faca, uma vez que vai oxidar e perder nutrientes.

Para finalizar, o chef preparou a entrada, uma salada morna de lentilhas, que leva menos de 10 minutos para ficar pronta. Entre os segredos estão o coentro, o limão siciliano e muito azeite. No final, Jimmy agradeceu e fechou o evento com uma pergunta: Do que você tem fome? Para ele, a resposta é simples: fome de viver a vida de maneira completa e sempre cozinhando. O 8º Festival Gastronômico é uma realização do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau e conta com o patrocínio da Eisenbahn e da Decanter Balneário Camboriú. Além do apoio da Prefeitura Municipal, Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico e Fundação Cultural de Balneário Camboriú, Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina, Sebrae, Infinity Blue Resort & Spa,  Hotel Sibara Flat & Convenções, Univali e Loft Store. Mais informações na fanpage do evento ou pelo site: www.balneariosaboroso.com.br. 

TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/ JOÃO SOUZA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança