• Janeiro Branco é encerrado com palestra sobre saúde mental do trabalhador

Janeiro Branco é encerrado com palestra sobre saúde mental do trabalhador

31 Jan, 2019 13:41:15 - Geral

Içara (SC)

O local de trabalho é o ambiente onde as pessoas passam a maior parte do seu dia. Desse modo, interfere diretamente sobre a personalidade do trabalhador. Em Içara, o Governo de Içara, por meio do Ambulatório de Saúde Mental ofereceu no mês de janeiro varias ações que fomentaram a qualidade de vida fortalecendo a importância dos cuidados com a saúde mental. No chamado “Janeiro Branco”, as pessoas puderam participar de rodas de conversa, palestras e receber orientações voltadas para o aspecto psicológico.

Nesta quinta-feira, dia 31, os trabalhos foram finalizados com uma palestra direcionada aos trabalhadores, a fim de prospectar e dar ênfase para qualidade de vida no ambiente profissional. Foram abordados os aspectos biopsicossociais da dor e saúde mental e qualidade de vida. “Não só o trabalho que o colaborador exerce pode interferir no aspecto psicológico, mas também a questão dos relacionamentos, por isso a importância de se relacionar bem para manter uma boa saúde mental”, detalhou a psicóloga infantil do Ambulatório de Saúde Mental, Maria Eduarda Pacheco.

A secretária de Saúde, Jaqueline dos Santos, ressaltou que as ações ofertadas no Janeiro Branco foram fundamentais, mas é preciso manter sequencia para serem fortalecidas. “Essas ações realizadas servirão para que durante todo o ano possamos enfatizar a saúde mental de forma abrangente, é importante dar seguimento aos debates a fim de melhorar o fluxo de trabalho e contribuir para uma melhor qualidade de vida das pessoas”, concluiu.

“Transtornos mentais são mais difíceis de serem expostos e trazem dificuldades, e por consequência um reflexo negativo, causando incompreensão da sociedade acaba levando ao agravamento, por isso a importância de ações como conversas, grupos de debates fomentando o assunto”, ressaltou o prefeito de Içara, Murialdo Canto Gastaldon, que acompanhou o evento.

Conforme a psicóloga Maria Eduarda, o mês foi muito produtivo, havendo a adesão da comunidade com grande participação do público e da Rede de Atenção Básica. “Foram feitos rodas de conversas, trabalhamos temas como a questão da automedicação, a judicialização da saúde e a importância do paciente aderir ao tratamento”, finalizou.

Em Içara, o Janeiro Branco foi instituído conforme a lei 4133 de 19 de dezembro de 2017.

TEXTO E FOTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE