• Jaime Pedro Bunn toma posse como juiz efetivo do TRE-SC

Jaime Pedro Bunn toma posse como juiz efetivo do TRE-SC

15 Nov, 2018 14:28:06 - Política

Florianópolis (SC)

Tomou posse nesta quarta-feira (14), como juiz efetivo do Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, na classe de juiz de Direito, Jaime Pedro Bunn. A solenidade aconteceu na Sala de Sessões do Tribunal, em Florianópolis.

Após a leitura e assinatura do termo, a juíza efetiva do TRE-SC, Luisa Hickel Gamba, cumprimentou o empossado em nome da Corte. A magistrada destacou o seu trabalho realizado no cargo de juiz auxiliar das Eleições 2018, para julgamento das representações envolvendo a propaganda eleitoral, além da presidência da Comissão de Auditoria de Funcionamento das Urnas Eletrônicas (Votação Paralela).

“Os trabalhos desenvolvidos por Vossa Excelência nestas duas funções já denotaram seu comprometimento com os serviços eleitorais, sua dedicação e seu elevado senso de justiça, decidindo com presteza e segurança as questões que lhe foram atribuídas”, declarou a juíza.

Na sequência, o procurador regional eleitoral, Marcelo da Mota, pontuou o caráter desafiador do Direito Eleitoral. “Exige-se hoje redobrada sensibilidade do juiz eleitoral e atenção não só às leis, minúcias e sutilezas jurídicas, mas a toda uma nova gama de anseios populares, de mais democracia, de respeito às diferenças e concretização efetiva de uma sociedade justa e solidária”, disse.

Em seu discurso, Jaime Bunn fez considerações sobre a propaganda eleitoral e a Auditoria de Votação Paralela. “Me parece que deva ser ponderado acerca do quanto ainda comporta ser dito e mostrado no rádio e na televisão pelos candidatos, haja vista a dimensão da capacidade de abrangência das redes sociais”.

O juiz estabeleceu ainda um paralelo entre o tempo do período de propaganda e a disseminação de notícias falsas nas redes sociais. “(...) se mostra oportuna campanha de esclarecimento à população, propensa naturalmente a acreditar em fatos e notícias não verdadeiros, trazidos principalmente quando já se vai demasiado o período da propaganda eleitoral”, ponderou.

Quanto à Votação Paralela, Jaime Bunn sugeriu uma mudança na posição da Justiça Eleitoral, até então responsável pela auditoria, tornando-a “acompanhante e fiscalizadora daqueles a quem tanto importa conhecer a votação e a higidez do resultado por este meio, ao que se comportam indiferentes, quem sabe para, delirando, lançar ataques infundados sobre esta urna, que, não à toa, vem servindo em cerca de trinta países”.

O presidente do TRE-SC, des. Ricardo Roesler, encerrou a cerimônia cumprimentando o novo juiz efetivo e reforçando a admiração da Corte pelo magistrado. “Vossa Excelência tem a exata dimensão da virtude e da humildade, dotado de prudência, equilíbrio e razoabilidade. Sua participação na Corte fortalece o difícil e muitas vezes mal compreendido trabalho de julgar as causas eleitorais”.

Compuseram a mesa da solenidade, além do presidente e dos juízes efetivos do Pleno do Tribunal, o conselheiro do Conselho Nacional de Justiça, Marcio Schiefler Fontes, o presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputado Silvio Dreveck, o corregedor-geral de justiça do Tribunal de Justiça catarinense, Henry Goy Petry Júnior, e a presidente da Associação dos Magistrados Catarinenses, Jussara Schittler dos Santos Wandscheer.

Currículo

Jaime Pedro Bunn é natural de Angelina-SC. É filho de Olimpio Bunn e Maria Fuck Bunn. Graduou-se em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Ingressou na Magistratura catarinense em 28/12/1981. Já atuou como Juiz Titular e Juiz Eleitoral nas Comarcas de Pinhalzinho, Maravilha, Timbó e Biguaçu; e, atualmente, é Juiz Titular da Vara de Execuções Contra a Fazenda Pública e Precatórios nesta Capital. Em agosto de 2018, tomou posse como juiz substituto no TRE-SC, onde atuou no processo eleitoral como juiz auxiliar e presidente da Comissão de Auditoria de Funcionamento das Urnas Eletrônicas. 

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE