• Já foi reunido 65,8 mil pessoas em oficinas de Educação Ambiental

Já foi reunido 65,8 mil pessoas em oficinas de Educação Ambiental

28 Abr, 2017 09:55:06 - Variedades

Palhoça (SC)

As oficinas de Educação Ambiental, realizadas pelo DNIT e pelo consórcio Concremat-Tecnosolo-WorleyParsons, já reuniram 65.850 pessoas para discutir o tema Educação Ambiental nas obras de duplicação da BR-101 Sul. De alunos a trabalhadores, de professores a moradores lindeiros, as ações envolveram pessoas diretamente impactadas pelo empreendimento entre os municípios de Palhoça (SC) a Osório (RS), nos 348 quilômetros de obras para expansão de tráfego, na rodovia federal.

A história das oficinas de EA começa em 2005, junto do início dos trabalhos. Para os trabalhadores, estudantes e professores e moradores das comunidades lindeiras ao empreendimento em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, a equipe repassou informações sobre os 22 Programas Socioambientais e um Estudo desenvolvidos paralelamente às obras, bem como noções de segurança, relacionamento no trabalho e sensibilização para a segurança no trânsito, em atendimento, como medidas de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal conduzido pelo Ibama.

Com os trabalhos na fase final, as ações de EA continuam. A equipe de Interação Social do consórcio realiza ações nas comunidades e nas escolas lindeiras trazendo, agora, a realidade das transformações ambientais, estruturais e de trafegabilidade trazidas pela duplicação da BR-101 Sul. Essa continuidade vem aumentando ainda mais o número de pessoas que interagem com conteúdos apresentados, criando sensibilização ambiental para um pós-obras.

De 2005 a 2011, durante a maior concentração de obras ao longo do segmento, a dinâmica das oficinas estava voltada para os impactos do empreendimento sobre a vida animal e vegetal ao longo das obras, com ações diretas para comunidades, escolas e empresas envolvidas na duplicação das pistas. Em 2011, a equipe incluiu, na relação de conteúdos, a sensibilização de alunos, professores e comunidades lindeiras quanto à segurança no trânsito, travessia segura de pistas (duplicadas e em duplicação) e sobre a utilização dos equipamentos de segurança, como as passarelas e passagens inferiores. A primeira escola a receber este conteúdo foi a E.E.B Alda Vargas, de Sombrio, em 18 de outubro de 2011.

Em 2016 nasceu o programa “Travessia segura começa na escola”, com conteúdos direcionados para mostrar as mudanças que a liberação das pistas duplicadas, vias lindeiras e obras de arte especiais trouxeram para as comunidades lindeiras. De 2005 até o final de 2016, a empresa apresentou conteúdo para 9.701 trabalhadores nos lotes de duplicação entre Palhoça (SC) a Osório (RS), em 201 oficinas. As palestras também foram apresentadas para 308 professores de todos os níveis escolares, 775 universitários, 1.646 moradores lindeiros em oficinas para comunidades e 4.275 pessoas em eventos que a empresa participou.

Já nas 227 escolas visitadas durante o período, cerca de 49.145 alunos tiveram contato direto com conteúdos de EA. 


As linguagens utilizadas 

Para os alunos com maior idade é utilizada uma linguagem mais objetiva, diferentemente das séries iniciais onde a linguagem lúdica é usada para difundir a conscientização ambiental. Ao final das oficinas, os alunos das séries fundamentais receberam material didático, onde há figuras em branco para colorir, juntamente a folders que mostram os projetos executados socioambientais desenvolvidos pelo consórcio.

Entre os trabalhadores, o conteúdo é diferenciado. Uma das temáticas adotada pela equipe de Educação Ambiental aborda o bom convívio nos canteiros de obras e com a comunidade lindeira. No conteúdo proferido ainda consta assuntos relacionados à prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST) e proteção à fauna e flora. No final da oficina, os trabalhadores acompanham em slides, as obras de arte especiais de todos os lotes da duplicação da rodovia, no estado catarinense e também no gaúcho.

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE