• Itapiranga adere ao Programa Cidade Empreendedora

Itapiranga adere ao Programa Cidade Empreendedora

17 Nov, 2017 11:17:57 - Geral

Chapecó (SC)

O município de Itapiranga, extremo oeste catarinense, aderiu nessa semana, ao Programa Cidade Empreendedora, do SEBRAE/SC. A iniciativa tem por objetivo a transformação local pela implantação de políticas de desenvolvimento que visam a transformação local e fortalecimento da economia.

Serão trabalhados a partir do ano que vem os seguintes eixos: Atores do Desenvolvimento; Desburocratização; Sala do Empreendedor; Compras Governamentais; Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEEP); Crescendo e Empreendendo; Município em Números; Levantamento de Oportunidades; Planejamento Estratégico para a Gestão Municipal; Gestão Estratégica Orientada para Resultados e Plano de Desenvolvimento Econômico.

Segundo o coordenador regional extremo oeste do Sebrae/SC, Udo Trennepohl, o conjunto de soluções do Cidade Empreendedora permite auxiliar no desenvolvimento do ambiente de negócios com metodologia formatada para atendimento de acordo com a realidade local. “As ações iniciam com diagnóstico, alinhamento interno com a equipe da prefeitura, divulgação do programa à comunidade e seguem com a equipe de consultores especialistas implementando as soluções”.

O prefeito Jorge Welter observa que a iniciativa apontará caminhos para o desenvolvimento da indústria, do comércio, dos serviços e do turismo. “Serão 34 soluções que trabalharemos com o objetivo de fortalecer o empreendedorismo e a economia local”.

A secretária de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo do município, Carlise Welter Werlang, complementa que entre os benefícios do Cidade Empreendedora está o fato de fomentar o trabalho de planejamento e organização interna da prefeitura. “Também será possível potencializar o ensino nas escolas por meio do Programa de Educação Empreendedora, além de impulsionar o desenvolvimento dos pequenos negócios através da Sala do Empreendedor, entre outros aspectos”. 

Com 16.700 habitantes, o município de Itapiranga tem como principal base econômica a agropecuária com destaque para a avicultura, bovinocultura de leite, suinocultura, cultivo de milho, entre outros. A base da geração de empregos está na indústria de transformação, que compreende a agroindústria, abatedouros e derivados, indústrias de móveis, estofados e marcenarias. O município conta com mais de 830 estabelecimentos comerciais, incluindo indústria, comércio e profissionais autônomos.

No extremo oeste, já atuam com o Programa Cidade Empreendedora os seguintes municípios: Anchieta, Descanso, Maravilha e São José do Cedro.

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança