Itaiópolis e São Carlos cadastram biometricamente 25% dos eleitores

16 Ago, 2017 10:31:17 - Política

Itaiópolis/São Carlos (SC)

Na sessão plenária da segunda-feira (14), o corregedor regional eleitoral do TRE-SC, Cesar Augusto Mimoso Ruiz Abreu, parabenizou os servidores e os juízes eleitorais que atuam nos municípios de Itaiópolis e São Carlos, destacando que eles foram os primeiros a cumprir a meta de 25%, determinada pela Justiça Eleitoral, para o cadastramento de eleitores de forma ordinária. A meta alcança todos os municípios que estão cadastrando eleitores de forma não obrigatória e foi estabelecida para ser cumprida até maio de 2017.

O corregedor regional eleitoral solicitou ainda a anotação na ficha funcional dos servidores de elogio da Justiça Eleitoral pelos trabalhos prestados. “Esses dois municípios já alcançaram a meta estabelecida e demonstraram o empenho e o comprometimento dos juízes e servidores”, destacou o magistrado.

Dos 16.290 eleitores de Itaiópolis, 4.619 já se cadastraram. Isso significa que o município já cadastrou 28,4% do seu eleitorado. Já São Carlos tem um eleitorado de 8.052 cidadãos e já cadastrou 2.179 eleitores. No total, o município cadastrou 27,1% do seu eleitorado.

Desde o dia 3 de julho, a biometria está sendo realizada em todos os municípios catarinenses. Em 43 deles, o procedimento é obrigatório e tem prazo para a realização. Os eleitores desses municípios que não comparecerem à revisão de eleitorado terão seus títulos cancelados e ficarão sujeitos às sanções decorrentes disso.

Para fazer a biometria, é necessário que o eleitor leve documento de identificação com foto, comprovante de residência recente e comprovante de alistamento militar – para os homens maiores de 18 anos e que vão fazer o primeiro título.

A biometria é um método tecnológico que permite reconhecer, verificar e identificar uma pessoa por meio de suas impressões digitais, que são únicas. Na Justiça Eleitoral, o cadastro biométrico é utilizado para tornar as eleições ainda mais seguras e prevenir fraudes.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE