• Inverno favorece a realização de cirurgias plásticas

Inverno favorece a realização de cirurgias plásticas

08 Jun, 2017 14:14:48 - Variedades

Criciúma (SC)

A dúvida é bastante frequente na cabeça de muitas pessoas que pretendem fazer uma cirurgia plástica. Em qual época a realização do procedimento é mais aconselhada? Para muitos especialistas, “o inverno” é a resposta está na ponta da língua, principalmente, por causa das facilidades no pós-operatório.

A aposentada Rosangela Helena Costa Pereira, de 59 anos, fez abdominoplastia e lipoaspiração durante a estação: “Estaria mentindo se falasse que o pós-operatório não é desconfortável, mas, com a devida orientação médica e cuidados especiais, consegui uma rápida recuperação. Depois da cirurgia, usar cintas e ataduras é obrigatório. Como as temperaturas estavam baixas, foi mais fácil de manter o uso contínuo. Acredito que se tivesse calor, o desconforto seria muito maior”, comenta. “O procedimento é invasivo e a área operada fica dolorida por alguns dias. Se estivesse quente, seria mais difícil passar pelo esse período”, completa.

Segundo o cirurgião plástico Dreyfus Fabrini, da Clínica Múltipla, entre outros aspectos, no inverno o processo de recuperação é mais tranquilo e as baixas temperaturas tendem a contribuir para a diminuição do inchaço. “Isso porque no frio é menor a dilatação dos vasos e a retenção de líquidos. Ocorre uma vasoconstrição periférica, ou seja, uma contração dos vasos sanguíneos, diminuindo o inchaço”, afirma Fabrini.    

Ainda, nas baixas temperaturas a tendência é o uso de roupas mais grossas e largas. “Realmente facilita o uso das cintas, malhas compressivas e sutiãs modeladores, que normalmente são feitos com materiais mais espessos. Operando no inverno, o processo deve estar finalizado no verão, podendo já exibir o resultado sem se preocupar com inchaço e hematomas”, explica Fabrini. A incidência do sol também é menor no período. Segundo o médico, isso pode contribuir para evitar manchas na pele durante a fase de cicatrização. Cada procedimento exige um cuidado diferente. Seguir as orientações médicas é fundamental para chegar ao resultado pretendido.  

Os números nas clínicas mostram que no inverno a busca por procedimentos aumenta consideravelmente. Dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – SBCP mostram que nesse período o número de procedimentos aumenta em pelo menos 50%. As cirurgias plásticas mais procuradas nessa época, ainda segundo a SBCP, são as plásticas de mama (aumento, redução, suspensão e correção de ginecomastia), na sequência lipoaspiração, plástica no abdome, e plástica das pálpebras. “Esses números são um reflexo dos desejos de mudança no corpo de homens e mulheres”, afirma Fabrini.

O cirurgião destaca que, apesar da indicação, é regra. Fazer uma cirurgia plástica vai muito além da escolha do melhor período para operar.  “É preciso responsabilidade para se submeter aos procedimentos. Confiança entre paciente e cirurgião é essencial, o indivíduo precisar ter a consciência de que existem cuidados pós-cirúrgicos e que os resultados positivos dependem disso. Se você não tiver como seguir as instruções médicas no inverno, então que faça a intervenção no verão. Os casos e os objetivos são sempre diferentes em cada paciente”, completa.  

TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/ DIVULGAÇÃO 

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE