• Internação para tratamento da covid-19 dobrou em um mês em SC

Internação para tratamento da covid-19 dobrou em um mês em SC

14 Jul, 2020 12:34:16 - Santa Catarina

Florianópolis (SC)

A situação grave de leitos de UTI para pacientes da covid-19 atinge quase todas as regiões de Santa Catarina. O Estado já teve 43 mil pessoas infectadas pelo novo coronavírus, com 497 mortes. A primeira internação em UTI pela doença foi em 12 de março, em Braço do Norte, neste fim de semana, esse número chegou a 392 internados. Em um mês, em 13 de junho, eram 177 internados em UTIs. Ou seja, em um mês, esse número mais que dobrou.

Florianópolis e Joinville entraram em uma fase crítica na última semana. A situação também se agravou em Balneário Camboriú, que chegou a encaminhar um paciente do litoral para Concórdia por falta de vaga.

CLIQUE AQUI e confira o mapa de internados do SCPortais

Em Lages, segundo informou a deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania), durante audiência na tarde desta segunda-feira, 13, na Câmara dos Deputados,  todos os leitos gerais estão ocupados e os destinados a covid-19 chegaram ao limite no fim de semana.

No mesmo encontro, o secretário de Saúde de Santa Catarina, André Motta Ribeiro, disse que “tem hospital filantrópico que coloca leitos para habilitação mas não disponibiliza esses leitos”.

Em Blumenau, segundo em quantidade de infectados quarto com mais pacientes em UTI no estado, o prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) decidiu paralisar o transporte público novamente. A partir dessa terça, 14, os blumenauenses não terão ônibus à disposição nas ruas mais uma vez este ano.

Com ocupação de 76% Blumenau suspende transporte

Blumenau tem, no momento, 25 pacientes internados em UTI com a covid-19, segundo o Governo do Estado. A prefeitura, no entanto, contabiliza 48 pacientes, 41 de Blumenau e 7 da região. A ocupação, nesse caso, seria de 76%. Além disso, a prefeitura registrou 4.248 casos, com 2.609 recuperados e 17 óbitos.Diante desses números, o prefeito Mário Hildebrandt decidiu parar novamente o transporte coletivo em Blumenau. O anúncio veio no final de semana, quando nas redes sociais, Hildebrandt falou sobre essa e outras medidas restritivas na cidade

Como fica

A interrupção no transporte coletivo em Blumenau abrange linhas intermunicipais e interestaduais, tanto do serviço público quanto do privado. A medida visa conter o avanço do vírus, vale por 14 dias e vai fechar também a rodoviária A Linha da Saúde, que leva profissionais do setor para o trabalho, voltará a funcionar. O serviço de fretamento pode ser feito, porém, com aprovação da Secretaria de Trânsito e Transportes de Blumenau (Seterb).

O prefeito também determinou a redução no horário de funcionamento de shoppings bares, lojas de varejo, restaurantes e similares. A Administração também quer os idosos do grupo de risco da covid-19 em casa. Eles poderão circular somente para atividades essenciais, como atendimento médico, farmácia e mercado.

Em relação às escolas, ficou determinado que instituições públicas e privadas, das redes municipal, estadual e federal, permanecerão com atividades suspensas até 7 de setembro.

Governo entrega respiradores

O Governo de Santa Catarina entregou mais 31 respiradores pulmonares para hospitais de Blumenau nesta segunda-feira, 13. O Hospital Santa Isabel recebeu 21 e os outros 10 foram para o Hospital Santo Antônio. Os equipamentos pertencem ao último lote dos respiradores que o Governo comprou da empresa WEG, de Jaraguá do Sul. Até o momento, foram distribuídos 320 aparelhos para municípios catarinenses dos 500 adquiridos.

PELO ESTADO/SC PORTAIS

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

GIASSI