• Intercambista croata participa de pesquisa na Satc

Intercambista croata participa de pesquisa na Satc

31 Jul, 2018 17:08:24 - Educação

Criciúma (SC)

Com um projeto alinhado à área de pesquisa na Croácia, a acadêmica de Engenharia Mecânica Ana Skific escolheu a Faculdade Satc para realizar o intercâmbio em território brasileiro. A jovem, de 24 anos, está na instituição desde o dia 17 de julho, desenvolvendo pesquisas na área de sistemas hidráulicos de potência. Ela permanece na Satc até dia 21 de setembro.

“A opção pelo Brasil e pela Satc ocorreu pela oferta específica de trabalho e de interesse que eu pesquisava. Esses primeiros dias têm sido bem agradáveis”, ressaltou Ana. Ela está hospedada na casa da acadêmica de Engenharia Mecânica Lais Marcos Lopes, aluna da 10ª fase do curso, e que dá o apoio para a intercambista.

Essa não é a primeira vez que a Engenharia Mecânica participa de intercâmbios. Em 2017, o aluno Victor Ferro Mazzuco foi para a China aprimorar conhecimentos. No mês de setembro, será a vez do colega Willian de Carvalho Goulart. Aos 23 anos, Willian está empolgado com a possibilidade de estudar e trabalhar na Bélgica. “Vou trabalhar na empresa Flanders Make, com pesquisas que estudam a otimização de juntas metálicas”, informou o acadêmico.

Internacionalizar o ensino

A ida e vinda de jovens estudantes é realizada pela Satc com a parceria da Associação Brasileira de Intercâmbio Profissional e Estudantil (Abipe). É a instituição que faz a ligação com empresas e outras universidades mundo a fora, ampliando a internacionalização do ensino.

“Inscrevemos um projeto na Abipe, para o desenvolvimento de uma transmissão hidrostática para testes de motores hidráulicos. Esse tema atraiu a atenção da Ana e fez com que ela se interessasse em cursar o intercâmbio aqui. Mesmo com poucos dias, a bagagem que ela traz e a troca de ideias tem sido enriquecedora”, ressaltou o professor de Engenharia Mecânica Richard de Medeiros Castro.

No Laboratório de Automação e Simulação de Sistemas Pneumáticos e Hidráulicos (LASPHI), Ana está trabalhando e compartilhando informações com o bolsista Luiz Fernando Feltrin Inácio. O custeio da bolsa é realizado pela própria Satc. “Essa troca de experiências permite que nossos alunos aprendam ainda mais e tenham contato com acadêmicos de outras instituições de ensino”, afirmou o professor.

TEXTO E FOTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal