• Intercâmbio entre escolas de Jacinto Machado resulta em Dia de Campo

Intercâmbio entre escolas de Jacinto Machado resulta em Dia de Campo

21 Mai, 2018 10:12:51 - Educação

Jacinto Machado (SC)

Os alunos da EMEB Figueira, da EEB Jacinto Machado, da EEB Francisco Molgero e da APAE participaram de um Dia de Campo, na propriedade de Paulo Sérgio Lopes, no Pinheirinho Alto, em Jacinto Machado, na quinta-feira, 17. O intercâmbio das unidades de ensino faz parte das atividades desenvolvidas nas escolas sobre o projeto Geoparque.

No encontro, os alunos apresentaram à comunidade o projeto Geoparque, com apresentações, contação de causos, voz e violão. Também visitaram propriedades vizinhas a de Paulo e realizaram o plantio de mudas nativas próximo ao rio. A comunidade ofertou um delicioso almoço com sucos naturais, feitos com frutos da terra e caldo de cana feito na hora. “Uma experiência única que nos faz valorizar ainda mais nosso município, que como diz no seu hino: ‘és orgulho do estado e também do Brasil, "arto celeiro do nosso país’”, destacou a professora e coordenadora do eixo educativo do Geoparque no município, Susana Mezzari.

Entre os moradores que recepcionaram os alunos estava Nair Vieira Bravo. Figura histórica da comunidade, a moradora participou de todas as atividades durante o dia, em especial da contação de causos. “Foi muito emocionante e especial ajudar para que o evento fosse realizado”, afirmou.

Para o proprietário do sítio que recebeu os alunos, Paulo Sérgio, a atividade é um marco na sua luta pela valorização do município e em especial à valorização da sua comunidade. “Idealizamos juntos com as escolas este evento, mas nosso objetivo maior é que eles levem pra casa essa experiência única do contato com a natureza e com o que ela tem de bom para nos oferecer”. Paulo contou com a ajuda de vizinhos, que se mobilizaram e pararam suas atividades para receber os alunos e convidados.

A propriedade de Paulo em 1995 foi uma das atingidas pela enchente que devastou a região dos Pinheirinhos. Há três anos iniciou-se um projeto de reflorestamento em parceria com a Epagri e Sicoob Credija e na atividade da última semana mais mudas foram plantadas próximo ao rio. “Nosso intuito é contribuir com a melhor qualidade de vida das pessoas e por isso a parceria com as escolas e comunidade é importante”, enfatizou o presidente da Credija Wolni José Walter.

A  secretária de Educação, Cultura e Esporte, Cleonice Fontana Possamai, também participou do evento e destacou a parceria entre escola e comunidade e a troca de experiências. “Atividades como esta são muito importantes para o desenvolvimento desses alunos, que com certeza não vão esquecer o conhecimento adquirido nesta ação”.

No evento além dos alunos, professores e diretores, estavam presentes ainda o secretário de Turismo José Carlos Zanatta, o secretário de Agricultura José Antônio Carodoso, o diretor de Esporte Zenildo Paganini, a extensionista da Epagri Aline Fernandes, vereadores e comunidade do Pinheirinho Alto.


TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE